Comissão aprova texto da MP que reestrutura carreira de delegado da PF — Rádio Senado

Comissão aprova texto da MP que reestrutura carreira de delegado da PF

LOC: O TEXTO DA MEDIDA PROVISÓRIA 657 FOI APROVADO SEM EMENDAS NA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA. 

LOC: A COMISSÃO MISTA ACEITOU A APROVAÇÃO DO TEXTO ORIGINAL. AS ALTERAÇÕES SERÃO DISCUTIDAS QUANDO O PROJETO CHEGAR AO PLENÁRIO. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Em um acordo entre os integrantes da comissão, os deputados e senadores aceitaram votar o texto original da medida provisória 657 para apressar a análise no plenário das duas casas. A medida trata do reordenamento das carreiras da Policia Federal. O presidente da Comissão, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, lembrou que as outras categorias da PF foram contempladas em medidas provisórias que já foram aprovadas, e o tema é discutido no Ministério do Planejamento. 

(Humberto Costa)  Esse é um processo que não vai terminar aqui,. Há dois grupos de trabalho no ministério do planejamento que tratam especificamente sobre carreira, acesso e a questão salarial e temos a subcomissão de segurança publica da comissão de constituição e justiça do senado que trata especificamente Desses temas. 

(REPÓRTER) O relator da comissão, deputado João Campos, do PSDB de Goiás, explicou que a aprovação da Medida Provisória não fecha os canais de negociação da categoria com o governo. 

(Dep. João Campos) Se fosse para avançarmos em relação a todas as carreiras ao mesmo tempo, nos íamos demandar muito tempo. Então me parece com todo respeito às posições colocadas aqui, é que o governo adotou o seguinte critério, naquilo que já há um entendimento consagra aquela parte e continua dialogando em relação a outras partes. 

(REPÓRTER) Os senadores e deputados decidiram que os destaques apresentados serão discutidos quando o texto for votado no plenário da Câmara dos Deputados, até o dia 10 de novembro. Entre as alterações propostas está a exigência que o Diretor-Geral da Policia Federal, depois de indicado pelo Presidente da República, seja sabatinado pelos senadores, a exemplo do que acontece com os embaixadores e ministros do Supremo Tribunal Federal. Os peritos e agentes da Policia Federal criticaram a Medida Provisória por entender que ela dá mais poderes aos delegados em detrimento das outras categorias da corporação. Com a aprovação na comissão mista, o texto segue para análise do plenário da Câmara dos Deputados. A MP precisa ser votada nos plenários da Câmara e do Senado até o dia 27 de novembro para não trancar a pauta de votações.
30/10/2014, 00h25 - ATUALIZADO EM 30/10/2014, 00h25
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00