Aprovado projeto que fortalece programa de controle do câncer de próstata — Rádio Senado

Aprovado projeto que fortalece programa de controle do câncer de próstata

LOC: SENADO APROVA PROJETO QUE FORTALECE O PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO CÂNCER DE PRÓSTATA. 

LOC: UM ACORDO ENTRE OS SENADORES POSSIBILITOU QUE A PROPOSTA FOSSE VOTADA ANTES DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER. REPÓRTER MARCELLA CUNHA 

(Repórter) Foi aprovado pelo Senado um projeto de lei que garante ao SUS maior efetividade no combate ao câncer de próstata. O texto prevê ações educativas voltadas à população, alertando para os sintomas iniciais da doença, e também aos profissionais de saúde, atualizando-os em relação aos avanços científicos. Além disso, a idade mínima para a realização de exames de detecção da doença pela rede pública passa a ser de 50 anos, e não mais 40, como determinava a legislação em vigor. Em sua justificativa, o autor do projeto, senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, afirma que “a idade é um marcador de risco importante” para o câncer de próstata, já que “tanto a incidência como a mortalidade em decorrência da doença aumentam exponencialmente depois dos 50 anos”. O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, elogiou a proposta e contou já ter sido vítima da doença. 

(Eduardo Suplicy) “Realmente é algo da maior relevância. No ano 2002 eu precisei extrair a próstata, felizmente eu estou muito bem de saúde. Meu pai teve isso. É um problema muito frequente entre os homens. A iniciativa é muito positiva. Inteiramente a favor.” (REP) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, apresentou dados do Instituto Nacional de Câncer, o INCA. 

(Ana Amélia) “Estima-se que 68 mil e 800 casos novos de câncer de próstata para o Brasil só neste ano de 2014. Esses números correspondem a um risco estimado de 70,42 casos novos a casos 100 mil homens brasileiros.” 

(Repórter) Já havia acordo entre senadores da base e da oposição para aprovar o projeto. A Presidência do Senado abriu a ordem do dia unicamente para a votação simbólica da proposta. No dia 3 de novembro haverá uma sessão especial do Congresso Nacional para celebrar os 26 anos do Novembro Azul. A campanha promove conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem. Durante todo o mês, o Congresso Nacional será iluminado de azul.
30/10/2014, 06h33 - ATUALIZADO EM 30/10/2014, 06h33
Duração de áudio: 02:16
Ao vivo
00:0000:00