Instalada comissão que vai analisar MP que reestrutura cargos da Polícia Federal — Rádio Senado

Instalada comissão que vai analisar MP que reestrutura cargos da Polícia Federal

LOC: A COMISSÃO QUE VAI ANALISAR A MEDIDA PROVISÓRIA QUE ALTERA REGRAS PARA A OCUPAÇÃO DE CARGOS NA POLICIA FEDERAL FOI INSTALADA NA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA. 

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO TEMPORÁRIA ANTECIPOU QUE NÃO PRETENDE FAZER AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE O TEMA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: A comissão que vai analisar a medida provisória 657 reúne 30 parlamentares. A Medida Provisória trata do reordenamento das carreiras de servidores da Polícia Federal. Entre as alterações previstas está a que exige que candidatos a delegados da Polícia Federal devem comprovar experiência de 3 anos de atividade jurídica ou policial e o diploma de bacharel em Direito ao ingressar na corporação. O cargo de diretor Geral da Policia Federal passa a ser privativo dos delegados de classe especial, o mais alto da hierarquia da instituição. O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, foi designado como presidente da comissão, e a relatoria ficou com o deputado João Campos, do PSDB de Goiás. O relator revisor do texto da comissão será o senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima. Ao explicar o plano de trabalho, Humberto Costa, explicou que não planejou a realização de audiências públicas para discutir a matéria. 

(Humberto Costa) Nos entendemos que uma discussão muito exaustiva não contribua para que até mesmo dentro da policia federal termos um clima de entendimento até porque essas questões elas vão ser objeto de muitas discussões.

(REPÓRTER) Os críticos da MP afirmam que ela atende as reivindicações dos delegados, mas mantém a divisão entre as outras categorias da Polícia Federal como agentes e peritos. A expectativa é que o relatório da comissão esteja pronto para ser votado no plenário da Câmara dos Deputados até o dia 10 de novembro. O Congresso tem até 27 de novembro para analisar a proposta, porque a partir do dia 28 de novembro ela passa a trancar a pauta de votações do Senado e da Câmara. A próxima reunião da comissão está prevista para as nove da manhã desta quinta-feira.
29/10/2014, 03h55 - ATUALIZADO EM 29/10/2014, 03h55
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00