TRE-DF disponibilizou 41 locais para justificativa de votos — Rádio Senado

TRE-DF disponibilizou 41 locais para justificativa de votos

LOC: POR CAUSA DA ADOÇÃO DA BIOMETRIA EM CEM POR CENTO DAS SEÇÕES ELEITORAIS DO DISTRITO FEDERAL, OS ELEITORES DE OUTROS ESTADOS QUE PRECISARAM JUSTIFICAR A SUA AUSÊNCIA NA VOTAÇÃO TIVERAM QUE IR A LOCAIS ESPECÍFICOS DE JUSTIFICATIVA. 

LOC: EM ALGUNS DELES, A FILA ASSUSTOU, COMO INFORMA A REPÓRTER MARCELA DINIZ: 

TÉC: O Tribunal Regional Eleitoral disponibilizou 41 locais de justificativa de ausência do voto no Distrito Federal neste segundo turno. Em um deles, localizado no Shopping Pátio Brasil, Centro de Brasília, o movimento foi grande durante todo o dia. A eleitora Lilian Osés, de São Paulo, teve que vir a Brasília por motivos profissionais e enfrentou uma fila de mais de cem pessoas para justificar sua ausência de voto, mas garante que o atendimento não demorou: 

(Lilian Osés) A fila assustou na hora que você chegou? assustou, eu até vim de bicicleta, horário de almoço, eu pensei que fosse ficar sem almoçar, mas ainda tenho meia hora, vai dar tempo ia perder vai dar tempo. eu fiquei 15 minutos na fila. tô me sentindo um pouco, entre aspas, "culpada", mas fazer o quê? ossos do ofício, tive que estar aqui. 

(REPÓRTER) No posto de justificativa do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, o movimento foi mais tranquilo e um pouco menor do que no primeiro turno, de acordo com a presidente de mesa, Edna Lusa: 

(Edna Lusa) Foi razoavelmente igual, né? Eu acho que no primeiro turno teve um pouco mais de movimento. 

(Repórter) A justificativa no aeroporto facilitou a vida do eleitor Francisco Baleia, que chegou em Brasília neste domingo e já pôde regularizar sua situação na Justiça Eleitoral: 

(Francisco Baleia) Foi ótimo, porque eu imaginei que eu fosse chegar aqui e ainda fosse ter que procurar uma escola e tal, mas resolveu o meu problema. 

(Repórter) Naiara Guimarães, do Rio de Janeiro, já estava em Brasília há alguns dias, mas também resolveu justificar a ausência do seu voto no aeroporto porque as filas ali estavam menores: 

(Naiara Guimarães) Eu tentei justificar lá no guará, só que fiquei mais de uma hora na fila. é por isso que eu vim aqui no aeroporto. aqui eu demorei uns três minutinhos na fila, e o atendimento também foi rápido, número de mesários também foi bom. 

(Repórter) Genilson Gomes trabalha no aeroporto de Brasília, mas mora em Goiás. Ele também aproveitou a conveniência de ter um posto de justificativa em seu local de trabalho: 

(Genilson Gomes) Trabalho aqui no aeroporto, no píer sul, to atualmente no goiás e como é muito longe para estar votando, não dá tempo pra votar, e aí eu resolvi justificar aqui no aeroporto. não demorou; foi bem rápido; o pessoal atende muito bem. 

(Repórter) Quem não estava em seu domicílio eleitoral nos dias de votação e ainda não justificou sua ausência deve fazê-lo até o dia 4 de dezembro. O eleitor deve levar o título ou documento de identificação com foto e deve apresentar os motivos pelos quais não compareceu.
26/10/2014, 07h57 - ATUALIZADO EM 26/10/2014, 07h57
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00