Jucá diz que Orçamento tem que garantir retomada do crescimento econômico — Rádio Senado

Jucá diz que Orçamento tem que garantir retomada do crescimento econômico

LOC: O ORÇAMENTO DO ANO QUE VEM PRECISA GARANTIR A RETOMADA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO.  

LOC: FOI O QUE AFIRMOU O RELATOR-GERAL DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA, SENADOR ROMERO JUCÁ, DO PMDB DE RORAIMA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) A projeção feita pelo governo no projeto de Lei Orçamentária era de que a economia brasileira cresceria três vírgula oito por cento em 2014. A estimativa foi sendo reduzida ao longo dos meses e o Produto Interno Bruto deve fechar o ano com um crescimento em torno de zero vírgula cinco por cento. O relator-geral do Orçamento de 2015, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, disse que vai dotar o governo dos instrumentos necessários para que o crescimento econômico seja bem maior no ano que vem: 

(Romero Jucá) Não tem sentido o Brasil crescer menos de meio por cento, como está previsto este ano, quando nós temos países como a Bolívia, como o Peru, como o Chile, crescendo 4, 5, 6 por cento ao ano. Então, nós vamos criar mecanismos para que o Brasil possa retomar o crescimento e, portanto, melhorar a condição de vida da população. 

(Repórter) O crescimento econômico não é a única prioridade do relator do Orçamento. Ele defende mais recursos para áreas como saúde, educação e para o reajuste dos aposentados, por exemplo. Romero Jucá enfatizou também a necessidade de melhorar a arrecadação do governo federal, mas sem recorrer aos aumentos de impostos: 

(Romero Jucá) Temos muitas áreas importantes. A questão dos problemas sociais é fundamental. Melhorar o índice do salário mínimo é importante. Melhorar o reajuste dos aposentados também é importante. E nós temos que melhorar, também, a arrecadação. O governo precisa funcionar melhor no sentido de que possa realmente haver crescimento econômico para que haja mais arrecadação. Nós não queremos mais aumento de impostos, pelo contrário. Eu acho que o governo tem que diminuir impostos para gerar atividade produtiva, mas é preciso que haja crescimento econômico. 

(Repórter) A proposta de Lei Orçamentária encaminhada ao Congresso Nacional pelo Poder Executivo no mês de agosto prevê um crescimento econômico de cinco por cento em 2015.
22/10/2014, 04h11 - ATUALIZADO EM 22/10/2014, 04h11
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00