Relatório preliminar do Orçamento será conhecido na próxima semana — Rádio Senado

Relatório preliminar do Orçamento será conhecido na próxima semana

LOC: O RELATÓRIO PRELIMINAR DO ORÇAMENTO DE 2015 SERÁ CONHECIDO NA PRÓXIMA SEMANA. 

LOC: FOI O QUE AFIRMOU O RELATOR-GERAL DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA, SENADOR ROMERO JUCÁ, DO PMDB DE RORAIMA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

TÉC: O projeto de lei orçamentária para o ano de 2015 terá um importante avanço na semana que vem. Logo após o segundo turno das eleições, o relator-geral, senador Romero Jucá, vai apresentar o relatório preliminar. O documento é uma espécie de avaliação global da proposta de orçamento enviada pelo Governo Federal, com a análise das metas propostas e a compatibilidade dessas metas com a legislação em vigor. O relatório preliminar também define as regras que vão orientar o processo de análise e modificação da peça orçamentária no Congresso Nacional, como as orientações para a apresentação e apreciação de emendas. O senador Romero Jucá disse que o calendário eleitoral encurtou o prazo para a votação do Orçamento, mas ele garantiu que vai trabalhar para aprovar o texto até o fim do ano: 

(Romero Jucá) O Orçamento Federal é um instrumento muito importante para gerar desenvolvimento, investimento e garantir o emprego. Nesse ano, nós vamos ter um calendário apertado. Porque com o segundo turno sendo no dia 26, nós iremos tomar todas as providências institucionais, de calendário e de prazo, a partir do dia 28. Eu pretendo, na semana do dia 28, apresentar já o relatório preliminar para que ele seja votado e possa abrir prazo para as emendas parlamentares. A partir daí, a gente vai fazer um esforço, junto com os relatores setoriais, no sentido de fechar esse orçamento até o final do ano. 

(REPÓRTER) O projeto de lei orçamentária para 2015 fixa em 788 reais o salário mínimo para o próximo ano. O valor, que serve de referência para cerca de 48 milhões de trabalhadores, representa um aumento de 8,84 por cento em relação ao piso atual, de 724 reais. Ainda de acordo com o projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo, as despesas com o Programa Bolsa Família estão previstas em 27 bilhões de reais em 2015, o que corresponde a 0,47 por cento do PIB. Já o Programa de Aceleração do Crescimento, PAC, deve contar com 65 bilhões de reais, divididos em áreas como transporte, defesa nacional, saneamento básico, educação e gestão ambiental.
20/10/2014, 02h29 - ATUALIZADO EM 20/10/2014, 02h29
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00