Projetos pretendem alterar horário de verão para população sofrer menos — Rádio Senado

Projetos pretendem alterar horário de verão para população sofrer menos

LOC: O HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA À ZERO HORA DO DIA 19 DE OUTUBRO, QUANDO OS RELÓGIOS DEVEM SER ADIANTADOS EM UMA HORA.  

LOC: NO SENADO, VÁRIOS PROJETOS DE LEI TENTARAM MUDAR O HORÁRIO DE VERÃO. A PROPOSTA MAIS RECENTE FOI APRESENTADA NO INÍCIO DO ANO PELO SENADOR GIM ARGELLO, DO PTB DO DISTRITO FEDERAL. ELE QUER ADAPTAR O HORÁRIO DE VERÃO AO CALENDÁRIO ESCOLAR. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

TÉC: O horário de verão vai até o dia 22 de fevereiro de 2015. Os moradores dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar os relógios em uma hora. A expectativa é que haja uma redução de cinco por cento no consumo de energia elétrica durante a vigência do horário de verão. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, 405 milhões de reais foram economizados na última edição do horário de verão, entre 2013 e 2014. Desde 1985, o Brasil adota o horário de verão entre os meses de outubro e fevereiro. O senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, sabe que o horário de verão não é unânime entre os brasileiros, mas ele ressalta as vantagens para o sistema elétrico: 

(WALDEMIR MOKA) Do ponto de vista comercial eu não tenho a menor dúvida que facilita, mas para o bem estar da população, eu não tenho dúvida que a população prefere o horário antigo que não o de verão, sobretudo para aquelas que têm que acordar de madrugada para ir pro trabalho. Acho que vem alguma reclamação, mas a população acaba aceitando o horário de verão. 

(REPÓRTER): Também o senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, entende a importância comercial do horário de verão. Mas ele quer diminuir o impacto negativo da mudança de horário, principalmente sobre os estudantes. Gim é autor de um projeto que limita o prazo de vigência do horário de verão entre o primeiro domingo de outubro e o primeiro domingo de fevereiro. A intenção do senador é que o horário normal já tenha sido restabelecido na época de volta às aulas: 

(GIM) o quê que eu quero? que coincida com a volta às aulas, para que os estudantes possam voltar com mais tranquilidade. Porque tem muito aluno que mora longe da escola e tem que acordar quatro horas da manhã, cinco horas da manhã, e ainda tá escuro, tá escuro de verdade. E com a falta de segurança que nós temos hoje. 

(REPÓRTER) Gim Argello lembra que neste ano, o horário de verão terminou doze dias depois do início das aulas na rede pública do Distrito Federal. A proposta de Gim está na Comissão de Assuntos Econômicos. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.
09/10/2014, 12h59 - ATUALIZADO EM 09/10/2014, 12h59
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00