Seis senadores eleitos em 2014 serão ex-deputados — Rádio Senado

Seis senadores eleitos em 2014 serão ex-deputados

LOC: SEIS SENADORES ELEITOS NO ÚLTIMO DOMINGO EXERCEM OU JÁ EXERCERAM MANDATOS COMO DEPUTADOS FEDERAIS E VÃO ENCONTRAR NO SENADO, EM 2015, PROPOSTAS DE SUA AUTORIA. 

LOC: ENTRE AS SUGESTÕES, QUE JÁ FORAM APROVADAS PELA CÂMARA ESTÃO A CRIAÇÃO DE CONSELHOS ESCOLARES, A DEFINIÇÃO DE AGRICULTURA INDÍGENA E A PROIBIÇÃO PARA MENORES COMPRAREM COMBUSTÍVEIS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) Ao todo são oito propostas que foram apresentadas pelos senadores eleitos enquanto exerciam mandato de deputado federal. Uma delas, de Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, muda o Estatuto da Criança e do Adolescente para proibir a venda de combustíveis e líquidos inflamáveis para menores de idade. Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, tem duas propostas em análise no Senado. Uma delas define a atividade de agricultura indígena como plantio e cultivo promovido pelas comunidades nativas, observados os costumes tradicionais, com acesso a linhas de financiamento e educação ambiental. A outra obriga empresas que oferecem atendimento por telefone ou internet a disponibilizar também um ponto de atendimento pessoal para os clientes. Paulo Rocha, do PT do Pará, o único que não exerce mandato na Câmara agora, vai reencontrar um projeto que obriga faculdades a informar ao candidato, no momento da inscrição no vestibular, a situação dos cursos em relação à autorização e ao reconhecimento pelo ministério ou secretarias de educação. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Educação do Senado. A relatora, Ângela Portela, do PT de Roraima, destacou a necessidade de transparência com os futuros alunos. 

(Angela Portela) Nós aprovamos o projeto reconhecendo que há necessidade do estudante, do aluno que se credencia em um dos cursos superiores, ter as informações necessárias para o seu interesse pessoal em relação ao curso. 

(Repórter) A senadora eleita Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, apresentou na Câmara um projeto de decreto legislativo que anistia servidores do INSS que entraram em greve em 2009, além de um projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para prever a criação de conselhos escolares, que seriam responsáveis por elaborar os projetos pedagógicos de suas escolas e acompanhar sua execução, tanto em termos administrativos quanto financeiros. Rose de Freitas, do PMDB do Espírito Santo, conseguiu aprovar na Câmara o projeto que institui o Dia Nacional da Parteira Tradicional. Já Gladson Cameli, do PP do Acre, apresentou uma proposta que batiza o aeroporto da cidade de Cruzeiro do Sul com o nome de seu avô, Marmud Cameli. 
08/10/2014, 07h29 - ATUALIZADO EM 08/10/2014, 07h29
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00