Nível de qualidade dos aeroportos será medido pela satisfação dos usuários
LOC: AS CONCESSIONÁRIAS QUE ADMINISTRAM OS PRINCIPAIS AEROPORTOS BRASILEIROS VÃO TER QUE ELEVAR A QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO AOS PASSAGEIROS.
LOC: O NÍVEL DE QUALIDADE VAI SER MEDIDO PELA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.
(Repórter) Um acordo firmado entre as empresas que administram 15 dos principais aeroportos brasileiros, a Infraero e a Secretaria de Aviação Civil vai garantir, pela primeira vez, que o atendimento aos passageiros atenda a metas de qualidade. O serviço vai ser medido pela satisfação geral dos usuários, que deve atingir um mínimo de 4 em uma escala que vai de 1 a 5. Hoje, a média é de 3,75, de acordo com um levantamento da secretaria publicado no segundo trimestre deste ano. A avaliação positiva pelos passageiros pode ser atingida com investimentos em pontos cruciais que definem a impressão geral sobre o aeroporto. Entre eles, limpeza geral, conforto acústico, térmico e no embarque, disponibilidade de assentos no embarque, disponibilidade de banheiros e limpeza dos banheiros. Durante visita ao Senado neste ano, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, assegurou que a entrada de concessionárias no mercado vai melhorar o nível geral da infraestrutura dos aeroportos.
(Moreira Franco) Nós vamos ter condições de viver a infraestrutura aeroportuária brasileira num novo patamar. Patamar de serviço, patamar tecnológico, patamar de qualidade, de segurança, de conforto e, sobretudo, tratando o passageiro como cliente. O ambiente não é mais um ambiente de monopólio, mas é um ambiente de concorrência, e a concorrência beneficia o usuário porque permite a ele não só ter bons preços como serviços de qualidade.
(Repórter) O primeiro leilão de concessão de aeroportos no Brasil aconteceu em fevereiro de 2012. O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, acredita que esse modelo tem tido sucesso em modernizar e expandir os terminais.
(Acir Gurgacz) Quem faz os investimentos é a iniciativa privada. Então, há um crescimento grande e o governo não precisa fazer os investimentos. A terceirização na operação tem ajudado bastante e vai fazer com que o próprio mercado passe a investir aonde o governo faz apenas a regulamentação e o acompanhamento. O faz muito bem, e é assim que nós entendemos que realmente deva acontecer nos aeroportos brasileiros.
(Repórter) A Secretaria de Aviação Civil estuda ampliar a pesquisa de satisfação para outros aeroportos, até alcançar todos os que têm movimento superior a um milhão de passageiros por ano.
LOC: O NÍVEL DE QUALIDADE VAI SER MEDIDO PELA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.
(Repórter) Um acordo firmado entre as empresas que administram 15 dos principais aeroportos brasileiros, a Infraero e a Secretaria de Aviação Civil vai garantir, pela primeira vez, que o atendimento aos passageiros atenda a metas de qualidade. O serviço vai ser medido pela satisfação geral dos usuários, que deve atingir um mínimo de 4 em uma escala que vai de 1 a 5. Hoje, a média é de 3,75, de acordo com um levantamento da secretaria publicado no segundo trimestre deste ano. A avaliação positiva pelos passageiros pode ser atingida com investimentos em pontos cruciais que definem a impressão geral sobre o aeroporto. Entre eles, limpeza geral, conforto acústico, térmico e no embarque, disponibilidade de assentos no embarque, disponibilidade de banheiros e limpeza dos banheiros. Durante visita ao Senado neste ano, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, assegurou que a entrada de concessionárias no mercado vai melhorar o nível geral da infraestrutura dos aeroportos.
(Moreira Franco) Nós vamos ter condições de viver a infraestrutura aeroportuária brasileira num novo patamar. Patamar de serviço, patamar tecnológico, patamar de qualidade, de segurança, de conforto e, sobretudo, tratando o passageiro como cliente. O ambiente não é mais um ambiente de monopólio, mas é um ambiente de concorrência, e a concorrência beneficia o usuário porque permite a ele não só ter bons preços como serviços de qualidade.
(Repórter) O primeiro leilão de concessão de aeroportos no Brasil aconteceu em fevereiro de 2012. O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, acredita que esse modelo tem tido sucesso em modernizar e expandir os terminais.
(Acir Gurgacz) Quem faz os investimentos é a iniciativa privada. Então, há um crescimento grande e o governo não precisa fazer os investimentos. A terceirização na operação tem ajudado bastante e vai fazer com que o próprio mercado passe a investir aonde o governo faz apenas a regulamentação e o acompanhamento. O faz muito bem, e é assim que nós entendemos que realmente deva acontecer nos aeroportos brasileiros.
(Repórter) A Secretaria de Aviação Civil estuda ampliar a pesquisa de satisfação para outros aeroportos, até alcançar todos os que têm movimento superior a um milhão de passageiros por ano.