Comissão que analisará MP sobre Aviação Regional será instalada nesta quarta — Rádio Senado

Comissão que analisará MP sobre Aviação Regional será instalada nesta quarta

LOC: INCENTIVAR A AVIAÇÃO REGIONAL, REABRINDO AEROPORTOS FECHADOS E ESTIMULANDO A VOLTA DA AVIAÇÃO REGIONAL. 

LOC: ESSES SÃO OS OBJETIVOS DA MEDIDA PROVISÓRIA 652, QUE CRIA O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA AVIAÇÃO REGIONAL E DEVERÁ TER SUA COMISSÃO MISTA INSTALADA NESTA QUARTA FEIRA. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI.  

(Repórter) A MP 652 pretende estimular a retomada da avaliação regional por meio de subsídios às empresas aéreas que operarem voos em aeroportos de pequeno e médio porte. Estas empresas devem ser isentadas das tarifas aeroportuárias e de aeronavegação. O senador Antônio Aureliano, do PSDB de Minas Gerais, que é titular da comissão mista, concorda com o incentivo à aviação regional, mas acredita que há muito a ser discutido: 

(Antônio Aureliano) É fundamental o seguinte: nesta medida nós darmos condições pra que? Evidentemente é fundamental ter passageiro Para ter passageiros precisa de ter estímulos e competividade na tarifa, por que a tarifa tem de ser competitiva no que se refere a carros e ônibus! É que a essência dela é importante, é oportuno, nós temos que reativar os aeroportos que já existem, viabilizando a construção dos aeroportos regionais. 

(Repórter) O Brasil chegou a ter 180 aeroportos regionais em 1999, sofreu uma redução gradativa com o fechamento de empresas aéreas regionais e agora, em 2014, tem 120 desses aeroportos. O senador Antônio Aureliano destaca a necessidade de estímulos econômicos permanentes para a existência das linhas aéreas e dos aeroportos regionais. 

(Antônio Aureliano) Eu acho que a forma que nós temos é criar linhas de financiamento e condições para que os empresários fiquem estimulados a criar essas linhas. É fundamental as linhas aéreas estarem sintonizadas com o desenvolvimento econômico das microrregiões. 

(Repórter) O Brasil tem perdido gradativamente suas empresas aéreas regionais. De 2010 para cá, 10 das 14 empresas aéreas regionais fecharam. Mas a crise do setor também afetou as companhias aéreas de grande porte. A Transbrasil parou de voar em 2001, a VASP em 2005 e a VARIG em 2006. A Medida Provisória 652 deve ser votada até 24 de novembro para não perder a validade. 
07/10/2014, 07h15 - ATUALIZADO EM 07/10/2014, 07h15
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00