Agentes de trânsito e guardas municipais terão direito à bolsa-formação — Rádio Senado

Agentes de trânsito e guardas municipais terão direito à bolsa-formação

LOC: JÁ ESTÁ EM VIGOR A LEI QUE ASSEGURA AOS AGENTES DE TRÂNSITO E AOS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS O DIREITO À BOLSA-FORMAÇÃO.  

LOC: O PROJETO APROVADO PELO CONGRESSO NACIONAL E SANCIONADO PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA AMPLIA O PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(Repórter) A nova lei amplia o Pronasci, o Programa Nacional de Segurança Pública, e assegura aos agentes de trânsito e aos guardas civis municipais o direito à Bolsa-Formação. O benefício no valor de 443 reais busca melhorar a qualificação dos policiais civis e militares, dos bombeiros, dos agentes penitenciários e carcerários e dos peritos. A bolsa é paga para profissionais de segurança pública e da justiça criminal que recebem um salário até mil e setecentos reais, sem condenações administrativas ou penais nos últimos cinco anos e que frequentem cursos de qualificação oferecidos pelos órgãos do Ministério da Justiça. Para o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, a mudança faz justiça aos agentes de trânsito e aos guardas municipais e vai fortalecer a segurança. 

(Renan Calheiros) Com esta lei, os agentes de trânsito e os guardas municipais passam a contar dentre os beneficiários da bolsa formação. Essas duas categorias, durante o seu trabalho de fiscalização das ruas, se deparam, como todos sabem com seqüestros relâmpagos, portes ilegais de arma de fogo, veículos roubados, essa é uma lei meritória, pois contribui para o aperfeiçoamento técnico dos que zelam diligentemente pela segurança pública.

(Repórter) Em contrapartida, os Estados onde atuam os agentes beneficiados devem investir em polícia comunitária, garantir o pagamento de um piso mensal e acatar as diretrizes do Pronasci.
07/10/2014, 01h21 - ATUALIZADO EM 07/10/2014, 01h21
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00