Nordeste elegeu nove dos 27 senadores que vão exercer mandatos até 2022 — Rádio Senado

Nordeste elegeu nove dos 27 senadores que vão exercer mandatos até 2022

LOC: A REGIÃO NORDESTE ELEGEU NOVE DOS 27 SENADORES QUE VÃO EXERCER MANDATOS ATÉ 2022. 

LOC: CONFIRA OS ELEITOS NO CEARÁ, PIAUÍ, PARAÍBA E RIO GRANDE DO NORTE, ESTADOS QUE INTEGRAM A REDE SENADO DE RÁDIO. A REPORTAGEM É DE MARCELA DINIZ: 

TÉC: No Ceará, o senador eleito para os próximos oito anos foi Tasso Jereissati, do PSDB, com 57,91% dos votos válidos. Ele ocupará pela segunda vez uma vaga no Senado Federal. A primeira foi entre os anos de 2003 e 2011. Jereissati também já foi eleito governador do Ceará por três vezes, em 1986, 94 e 98. Na campanha deste ano, prometeu fiscalizar as ações do governo federal e trabalhar por educação, saúde e pela geração de empregos no Ceará. Os suplentes eleitos na chapa de Tasso Jereissati são Chiquinho Feitosa, do Democratas, e Fernando Façanha, do PSDB. Na Paraíba, o candidato do PMDB, José Maranhão, conquistou uma vaga no Senado com 37,12% dos votos válidos. Este é o segundo mandato do peemedebista no Senado. O primeiro foi entre os anos de 2003 e 2009, quando renunciou à vaga para assumir o governo do Estado da Paraíba. Os suplentes dele são os colegas de partido Nilda Gondim e Roosevelt Vita. José Maranhão defende que a Paraíba seja incluída nos projetos importantes para o nordeste e para o Brasil: 

(MARANHÃO) A Paraíba foi colocada à margem desses projetos: à margem da Transnordestina, uma ferrovia que é fundamental para a exploração dos minérios de ferro do estado da Paraíba e outros segmentos importantes da nossa economia regional. A Paraíba há muito reinvindica um porto de águas oceânicas, ou de águas profundas, como é chamado por alguns. A Paraíba quer fazer parte dos grandes concílios nacionais que realmente importam para a nossa economia, para o nosso desenvolvimento. 

(REPÓRTER) No Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, do PT, foi eleita senadora com 54,84% dos votos válidos. Com enfoque na educação, Fátima já exerceu dois mandatos como deputada estadual e atualmente está em seu terceiro mandato como deputada federal. Os suplentes de Fátima Bezerra são os também petistas Jean Prates e Teodorico Netto. No Piauí, o senador eleito foi Elmano Férrer, do PTB, com 62,29%. Ele foi secretário de Planejamento do Piauí nos anos 90 e, em 2004 e 2008, eleito vice-prefeito de Teresina. No ano de 2010, assumiu a prefeitura da capital piauiense. Dentre as propostas defendidas por Elmano para o mandato no Senado, estão a criação de polos de desenvolvimento regionais e a conclusão da rodovia Transcerrados, no extremo sul do Piauí. Os suplentes de Elmano Férrer são José Amauri, do PROS, e Alzenir Porto, do PTB.
06/10/2014, 10h52 - ATUALIZADO EM 06/10/2014, 10h52
Duração de áudio: 03:01
Ao vivo
00:0000:00