Justiça Eleitoral deve revisar sistema biométrico para segundo turno — Rádio Senado

Justiça Eleitoral deve revisar sistema biométrico para segundo turno

LOC: A JUSTIÇA ELEITORAL DEVE REVISAR O SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA PARA REDUZIR PROBLEMAS NO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES. 

LOC: O ANÚNCIO FOI FEITO PELO DIRETOR GERAL DO TRE DO DISTRITO FEDERAL, ARTHUR CÉSAR DA SILVA JÚNIOR. PARA ELE, APESAR DAS DIFICULDADES REGISTRADAS, O SALDO É POSITIVO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: A biometria é considerada a forma mais segura de identificação dos eleitores para evitar fraudes. Mas as falhas no reconhecimento da digital causaram atrasos e filas em diferentes cidades e estados do Brasil. Em Niterói, no Rio de Janeiro, as pessoas aguardaram duas horas na fila para votar. No Distrito Federal, muitos eleitores reclamaram do novo sistema adotado em todos os locais de votação e lembraram que nas últimas eleições o tempo de espera foi menor. O diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral do DF, Arthur César da Silva Júnior, informou que quase duzentas urnas foram substituídas ao longo do domingo por apresentarem problemas, em um total de 6500 urnas utilizadas na capital. Para ele, apesar das dificuldades, o saldo foi positivo e o processo deve ser mais rápido e tranqüilo no segundo turno, já que os eleitores vão escolher apenas os candidatos à presidência da República e a governador. Arthur César também explicou que o TRE deve revisar os equipamentos para reduzir eventuais problemas. 

(Arthur) Nesta parte que é da identificação do eleitor, nós vamos fazer verificações no sistema, em conjunto com o TSE que gerencia este sistema, para verificarmos uma possível redução desta dificuldade da leitura da biometria, é 7 um problema verificado no leitor biométrico, acreditamos que será possível reduzir esta dificuldade. 

(REPÓRTER) Mais de 20 milhões de eleitores em todo o país, cerca de 15 por cento do eleitorado nacional, se identificaram pelo sistema biométrico para votar.
06/10/2014, 01h23 - ATUALIZADO EM 06/10/2014, 01h23
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00