Previdência amplia prazo para aposentados pagarem empréstimos — Rádio Senado

Previdência amplia prazo para aposentados pagarem empréstimos

LOC: O MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL AMPLIOU O PRAZO DE PAGAMENTO PARA APOSENTADOS QUE FIZERAM EMPRÉSTIMO CONSIGNADO DE 60 PARA 72 MESES. 

LOC: A DECISÃO FOI PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) O prazo máximo de pagamento de empréstimo consignado, que é descontado em folha de pagamento, foi ampliado de cinco para seis anos para os aposentados do Instituto Nacional de Seguro Social. A medida foi tomada pelo Ministério da Previdência com base em uma recomendação do Conselho Nacional de Previdência Social e será válida a partir do dia primeiro de outubro. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, afirma que a maior vantagem é que os idosos poderão se planejar melhor para que o valor das dívidas com empréstimo pessoal e cartão de crédito não ultrapassem trinta por cento da renda mensal. Mas ressaltou que é preciso ter cuidado para que outras despesas não sejam acumuladas, já que, de acordo com o senador, o salário dos aposentados geralmente não sofre a atualização necessária. 

(Paulo Paim) Quando o cidadão se aposenta, principalmente aquele que é atingido pelo fator, que é aquele que ganha um salário mínimo, ele perde quase a metade do salário e depois o reajuste não acompanha o mesmo valor que é dado ao salário em matéria de atualização anual. Como o salário dos aposentados deve ser achatado ano após ano, temos que ter cuidado pra não virar uma bola de neve contra o próprio idoso. 

(Repórter) Os valores dos juros não foram alterados. Atualmente, a taxa máxima para quem faz empréstimo é de 2,14 por cento ao mês. Já para o cartão consignado, o tributo mensal é de 3,06 por cento. 
29/09/2014, 06h29 - ATUALIZADO EM 29/09/2014, 06h29
Duração de áudio: 01:30
Ao vivo
00:0000:00