Randolfe quer reforçar papel da bicicleta na mobilidade urbana
LOC: PROJETO DO SENADOR RANDOLFE RODRIGUES DO PSOL DO AMAPÁ, REFORÇA O PAPEL DAS BICICLETAS NAS POLÍTICAS DE MOBILIDADE URBANA.
LOC: O BRASIL TEM ATUALMENTE MAIS DE 70 MILHÕES DE BICICLETAS, MAS APENAS 1% DA MALHA VIÁRIA DO PAÍS TEM CICLOVIAS. REPÓRTER CINTHIA BISPO.
(Repórter) Atualmente o Brasil tem cerca de 70 milhões de bicicletas nas vias, metade usada pela população para ir ao trabalho, segundo dados da Associação Nacional dos Transportes Públicos. Mas apenas 1% das ruas das capitais do país tem ciclovias. São mil, cento e dezoito quilômetros de pistas. Para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte, projeto do senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, determina a inclusão do transporte cicloviário na Política Nacional de Mobilidade Urbana. Pelo projeto caberá aos municípios implantar ciclovias, ciclofaixas, semáforos, estacionamentos e a sinalização desses espaços. Além de disponibilizar à população as bicicletas de uso compartilhado, que poderão ser usadas por tempo determinado, de forma gratuita ou por cobrança de pequena taxa. Para Randolfe Rodrigues milhões de pessoas perdem várias horas todo o dia no trânsito devido ao alto número de automóveis. Para ele a população tem que ter a cultura de usar bicicletas.
(Randolfe Rodrigues) Não temos a cultura de meios alternativos ao carro. O grande exemplo disso foi à capital do nosso país. Brasília foi feita para ter carro. A bicicleta tem sido uma teimosia da nossa população. Nós temos que inverter isso, nós temos que criar cidades que sejam favoráveis aos pedestres e aos ciclistas.
(Repórter) Para Randolfe Rodrigues a população sofre com a carência de um transporte público de qualidade. E tornar a bicicleta um meio alternativo aos carros é uma função do governo.
(Randolfe Rodrigues) O poder público tem que ter iniciativa que transforme às cidades em cidades favoráveis para as bicicletas. Nós temos que transformar as cidades em espaço de ciclovias.
(Repórter) O projeto está em análise terminativa na Comissão de Serviços de Infraestrutura. E já recebeu parecer favorável do relator, o senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará.
LOC: O BRASIL TEM ATUALMENTE MAIS DE 70 MILHÕES DE BICICLETAS, MAS APENAS 1% DA MALHA VIÁRIA DO PAÍS TEM CICLOVIAS. REPÓRTER CINTHIA BISPO.
(Repórter) Atualmente o Brasil tem cerca de 70 milhões de bicicletas nas vias, metade usada pela população para ir ao trabalho, segundo dados da Associação Nacional dos Transportes Públicos. Mas apenas 1% das ruas das capitais do país tem ciclovias. São mil, cento e dezoito quilômetros de pistas. Para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte, projeto do senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, determina a inclusão do transporte cicloviário na Política Nacional de Mobilidade Urbana. Pelo projeto caberá aos municípios implantar ciclovias, ciclofaixas, semáforos, estacionamentos e a sinalização desses espaços. Além de disponibilizar à população as bicicletas de uso compartilhado, que poderão ser usadas por tempo determinado, de forma gratuita ou por cobrança de pequena taxa. Para Randolfe Rodrigues milhões de pessoas perdem várias horas todo o dia no trânsito devido ao alto número de automóveis. Para ele a população tem que ter a cultura de usar bicicletas.
(Randolfe Rodrigues) Não temos a cultura de meios alternativos ao carro. O grande exemplo disso foi à capital do nosso país. Brasília foi feita para ter carro. A bicicleta tem sido uma teimosia da nossa população. Nós temos que inverter isso, nós temos que criar cidades que sejam favoráveis aos pedestres e aos ciclistas.
(Repórter) Para Randolfe Rodrigues a população sofre com a carência de um transporte público de qualidade. E tornar a bicicleta um meio alternativo aos carros é uma função do governo.
(Randolfe Rodrigues) O poder público tem que ter iniciativa que transforme às cidades em cidades favoráveis para as bicicletas. Nós temos que transformar as cidades em espaço de ciclovias.
(Repórter) O projeto está em análise terminativa na Comissão de Serviços de Infraestrutura. E já recebeu parecer favorável do relator, o senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará.