Comissão pode votar projeto que incentiva uso de bicicletas — Rádio Senado

Comissão pode votar projeto que incentiva uso de bicicletas

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA PODE VOTAR PROJETO DE LEI QUE INCENTIVA O USO DE BICICLETAS COMO MEIO DE TRANSPORTE NAS CIDADES. 

LOC: A PROPOSTA, QUE JÁ FOI APROVADA NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, PREVÊ A IMPLANTAÇÃO INCLUSIVE DE BICICLETAS DE USO COMPARTILHADO PARA OS CIDADÃOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.  

TÉC: O projeto de lei diz que o sistema cicloviário das cidades envolve desde as ciclovias e ciclofaixas até os semáforos, estacionamentos, sinalização e bicicletas públicas de uso compartilhado. Considera também uma obrigação dos órgãos responsáveis pelo planejamento da mobilidade urbana a implantação desse sistema cicloviário. O autor da proposta, senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, sugere ainda que os municípios disponibilizem bicicletas públicas de uso compartilhado à população, iniciativa já presente em várias cidades do mundo e em algumas do Brasil. Senadores como Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, dizem que o brasileiro já não aguenta mais os engarrafamentos, a falta de vagas, o desrespeito às leis de trânsito e os acidentes, que tiram tantas vidas no país.

(RAUPP) O incentivo à maior utilização da bicicleta trará grandes benefícios à locomoção urbana, à saúde dos brasileiros e ao meio ambiente, concorrendo ainda para minimizar a violência do trânsito, que tem infelicitado milhões de lares brasileiros. 

(REPÓRTER): O projeto de lei já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e está pronto para ser votado na Comissão de Infraestrutura. O senador Inácio Arruda, do PC do B cearense, já apresentou relatório favorável à proposta.
23/09/2014, 01h10 - ATUALIZADO EM 23/09/2014, 01h10
Duração de áudio: 01:21
Ao vivo
00:0000:00