Mais de 23 milhões de eleitores serão identificados pelas digitais — Rádio Senado

Mais de 23 milhões de eleitores serão identificados pelas digitais

LOC: MAIS DE 23 MILHÕES DE ELEITORES DE SETECENTAS E NOVENTA E UMA CIDADES SERÃO IDENTIFICADOS PELAS DIGITAIS NA HORA DE VOTAR NAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO.  

LOC: TODAS ESSAS PESSOAS TIVERAM QUE PASSAR PELO RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO OBRIGATÓRIO PROMOVIDO PELA JUSTIÇA ELEITORAL. MAS A BIOMETRIA PODE FAZER COM QUE A VOTAÇÃO SEJA UM POUCO MAIS LENTA, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) A intenção da Justiça Eleitoral com a identificação biométrica é aumentar a segurança do voto e garantir, com 100 por cento de certeza, que nenhum eleitor irá votar no lugar de outro. O coordenador de eleições do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Maurício Amaral, disse que a biometria deve impossibilitar a fraude no processo de votação: 

(Maurício Amaral) Uma vez que confere ao sistema eletrônico de votação, como um todo, uma confiabilidade ainda maior, já que ele permite identificar o eleitor de uma maneira absolutamente segura através da sua digital. 

(Repórter) Os Tribunais Regionais Eleitorais esperam uma demora maior na hora do voto, especialmente nos locais onde a biometria será utilizada pela primeira vez, como no Distrito Federal. Isso porque o reconhecimento das digitais é um passo a mais no processo de identificação do eleitor, que deverá levar à seção eleitoral um documento oficial com foto. A documentação é conferida antes da identificação biométrica. Se houver algum problema no reconhecimento da digital do eleitor, os mesários devem repetir o procedimento por até oito vezes, como explica o áudio institucional produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral e veiculado nos treinamentos dos mesários: 

(ÁUDIO OFICIAL DO TSE) No caso de não reconhecimento será habilitada uma nova leitura para o dedo polegar ou indicador, até o limite de oito tentativas. Em caso de não reconhecimento da mesma digital sugira ao eleitor posicionar outro dedo indicador ou polegar. 

(Repórter) Já prevendo demora na votação, o TRE do Distrito Federal decidiu criar locais específicos para a justificativa eleitoral, que antes podia ser feita em qualquer seção de votação. Marcello Souto Mayor, da Assessoria de Planejamento do TRE-DF, esclarece que o objetivo da medida é reduzir as filas: 

(Marcello Souto Mayor) com esse processo um pouco mais lento a gente ficou temeroso com relação a fila crescer muito. Como nós tivemos em 2010 aproximadamente 100 e poucas mil pessoas que justificaram na Justiça Eleitoral a gente resolveu tirar esse universo de pessoas desses locais para tentar imprimir celeridade à votação que é o nosso maior interesse. 

(Repórter) Os eleitores dos quase 800 municípios onde haverá a biometria e que não se recadastraram nos cartórios eleitorais tiveram os títulos cancelados e não poderão votar nas eleições de outubro. A regularização só será feita depois do pleito.
16/09/2014, 05h52 - ATUALIZADO EM 16/09/2014, 05h52
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00