PEC garante que Petrobras permaneça sob controle do Estado até 2050 — Rádio Senado

PEC garante que Petrobras permaneça sob controle do Estado até 2050

LOC: GARANTIR QUE A PETROBRAS PERMANEÇA UMA EMPRESA ESTATAL PELO MENOS ATÉ 2050 

LOC: ESSE É O TEOR DE PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO APRESENTADA PELA SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN, DO PC DO B DO AMAZONAS, E OUTROS 29 SENADORES. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, e outros 29 senadores apresentaram a Proposta de Emenda à Constituição 15 de 2014, que estabelece que até 2050 a Petrobras não poderá ser privatizada. A proposta é necessária, segundo a senadora, pois sem a garantia de ser estatal e ter compromisso social, dificilmente a empresa teria investido no pré-sal e gerado efeitos econômicos positivos à economia brasileira: 

(Vanessa Grazziotin): E a exploração subordinada do pré-sal será do povo brasileiro, ou seja, estará atrelada ao projeto de desenvolvimento industrial e tecnológico do Brasil, dinamizando várias cadeias produtivas. 

(Repórter) Vanessa Grazziotin lembra que na empresa estatal a decisão não é baseada apenas no lucro, mas principalmente nos efeitos sociais. E destaca que a indústria naval brasileira, por exemplo, estava praticamente acabando e, agora, está em plena atividade produtiva, gerando empregos para atender às encomendas de embarcações da Petrobrás: 

(Vanessa Grazziotin) É uma proposta que proíbe a privatização da empresa pelo menos até o ano de 2050. Gostaria que fosse prá sempre, mas pelo menos até 2050. O Brasil optava por comprar navios e plataformas no exterior, gerando emprego e renda lá fora, em outros países do mundo. Nós assistimos o renascimento da indústria naval brasileira, que hoje emprega 78 mil trabalhadores. 

(Repórter) A PEC 15 aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça. 
11/09/2014, 07h22 - ATUALIZADO EM 11/09/2014, 07h22
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00