Candidatos poderão ter de prestar contas ao MP e a Tribunais de Contas — Rádio Senado

Candidatos poderão ter de prestar contas ao MP e a Tribunais de Contas

LOC: PROPOSTA DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL, OBRIGADA OS CANDIDATOS A CARGOS ELETIVOS DECLARAREM AOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE INFORMAÇÕES BANCÁRIAS, FISCAIS E PATRIMONIAIS DOS CANDIDATOS ELETIVOS. 

LOC: PARA O SENADOR, A PROPOSTA DIMINUIRIA OS CASOS DE CORRUPÇÃO NO PAÍS, E AJUDARIA O ELEITOR A CONHECER MELHOR OS CANDIDATOS. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

TÉC: A proposta do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, obriga os candidatos a cargos eletivos a prestar informações patrimoniais, bancárias e fiscais ao Ministério Público, aos Tribunais e Conselhos de Contas e organizações da sociedade civil registradas na Justiça Eleitoral. A proposta visa examinar a probidade dos candidatos e reduzir a corrupção. Lembrando dos recentes casos de corrupção no país, Cristovam afirma que o projeto vai tornar mais fácil para o eleitor saber em quem está votando. 

(Cristovam) Era preciso que esses candidatos fizessem uma declaração do que é que eles são, o que é que eles defendem. E ai, o eleitor tem acesso a isso. Por diversos mecanismos, coloca isso na internet, isso é um ponto. O segundo, é que a gente deve evoluir para em algum momento se ele não cumprir, ser cassado.

(Rep).: Para o senador a proposta é uma maneira de recuperar a confiança da população, perdida com os casos de corrupção. Cristovam Buarque ressalta que com o projeto os candidatos vão ter comprometimento com o programa de governo, além de os eleitores poderem identificar os candidatos desonestos. 

(Cristovam) Compromete o candidato com as prioridades que ele coloca no seu programa. Tem duas formas de corrupção. A corrupção do comportamento, o político que põe dinheiro no bolso. E a corrupção nas prioridades, o político que não põe dinheiro no bolso, mas coloca esse dinheiro em prioridades equivocadas do ponto de vista do interesse da população. 

(Rep).: A proposta está na Comissão de Constituição e Justiça. O relator é o senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul, que é favorável a matéria.
09/09/2014, 07h03 - ATUALIZADO EM 09/09/2014, 07h03
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00