Líder do PT anuncia que correção da tabela do IR deve ser de seis por cento — Rádio Senado

Líder do PT anuncia que correção da tabela do IR deve ser de seis por cento

LOC: O LÍDER DO PT ANUNCIA QUE A CORREÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA DEVE SER DE SEIS POR CENTO.  

LOC: O GOVERNO DEVE ENVIAR UMA NOVA MEDIDA PROVISÓRIA PARA GARANTIR A ALTERAÇÃO NO ANO QUE VEM. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Enviada ao Congresso Nacional em maio, a medida provisória que reajustou a tabela do Imposto de Renda em 4,5% acabou perdendo a validade durante o recesso branco. Mas para garantir a correção nos índices do tributo pago pelos trabalhadores que recebem mais de R$ 1.791,04, outra proposta deverá ser encaminhada ao Legislativo. Como o governo não pode editar uma medida provisória com o mesmo teor, o líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, admitiu que a correção da tabela do Imposto de Renda poderá ser de 6%, valor próximo do teto da inflação de 6,5% estimado pela equipe econômica. 

(Humberto) A nossa proposta, inclusive, é que ela possa apresentar por intermédio do próprio Congresso alguma emenda a uma medida provisória que esteja tramitando. Vamos defender que essa medida garanta uma isenção do tamanho da inflação, portanto, alguma coisa perto de 6%. Mas obviamente isso será o governo que dará a última palavra sobre qual seria essa proposta. 

REP: Desde 2007, a correção da tabela do Imposto de Renda é de 4,5%. O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, avisou que a oposição vai brigar por um reajuste maior ao destacar que a inflação real é de 6,5%.

(Cyro) Defendemos que mande com um reajuste maior. Veja como estamos na contramão da história. O governo represou essa correção durante anos e anos e está totalmente defasada. Acho que tem que mandar com uma correção maior e escalonada porque sabemos que ele não vai agüentar se fizer isso tudo de uma vez. 

REP: A correção da tabela do Imposto de Renda tem que ser aprovada até o final deste ano para valer em 2015.
02/09/2014, 09h07 - ATUALIZADO EM 02/09/2014, 09h07
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00