Paulo Paim cobra votação do fim do fator previdenciário na Câmara — Rádio Senado

Paulo Paim cobra votação do fim do fator previdenciário na Câmara

LOC: O SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL, COBROU A VOTAÇÃO DO FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO.  

LOC: O PROJETO, APROVADO POR UNANIMIDADE NO SENADO EM 2008, FOI ENVIADO À CÂMARA DOS DEPUTADOS E ATÉ HOJE NÃO FOI COLOCADO EM PAUTA. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O projeto que extingue o Fator Previdenciário do cálculo das aposentadorias, aprovado pelo Senado, encontra-se parado na Câmara dos Deputados há cinco anos. O autor da proposta, o senador Paulo Paim, do PT gaúcho, explica que tem sido cobrado por aposentados, que alegam ter perdido quase metade do valor de suas aposentadorias desde que o fator passou a ser usado pela Previdência: 

(PAIM): Eu tenho dito que compete ao Congresso. O Senado já aprovou, agora compete à Câmara, há mais de cinco anos na Câmara, encalhado lá, eu o aprovei o fim do fator no Senado.  

(Repórter) Segundo cálculos, os homens têm perdido aproximadamente 50% do valor de suas aposentadorias e as mulheres em torno de 45%, ao se aposentarem com devido à aplicação do fator. Paim espera que, após as eleições, a Câmara possa colocar o projeto em votação. 

(PAIM): Se a Câmara votar e se acaso o Executivo vetar, compete ao Congresso derrubar o veto, já que o veto não é mais secreto.

(Repórter): Paulo Paim informou que várias entidades sindicais e de defesa dos aposentados estão pressionando os deputados para que o projeto do fim do fator previdenciário seja votado o mais rapidamente possível.
28/08/2014, 04h13 - ATUALIZADO EM 28/08/2014, 04h13
Duração de áudio: 01:19
Ao vivo
00:0000:00