Projeto detalha situações em que motorista pode parar no acostamento — Rádio Senado

Projeto detalha situações em que motorista pode parar no acostamento

LOC: ESTÁ EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENADO O PROJETO QUE DESCREVE SITUAÇÕES QUE PERMITEM AO MOTORISTA PARAR NO ACOSTAMENTO.

LOC: O OBJETIVO É DETALHAR O QUE CONFIGURA OU NÃO INFRAÇÃO, ALÉM DE GARANTIR A SEGURANÇA VIÁRIA. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

TÉC: O projeto do senador Alfredo Nascimento, do PR do Amazonas, modifica o Código Brasileiro de Trânsito para regulamentar situações que permitem paradas em acostamentos. De acordo com a legislação atual, comete infração o motorista que para o veículo nesta parte diferenciada da via, exceto em situações de emergência. O novo texto detalha o que é considerado emergência, e autoriza o uso do acostamento em situações nas quais o carro não apresenta condições de trafegar. Caso contrário, a punição é de três pontos na carteira e multa no valor de cinquenta e três reais e vinte centavos. Relatora da proposta na Comissão de Constituição e Justiça, a senadora Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás, afirma que o objetivo é garantir a segurança nas estradas, fazendo com que o acostamento seja usado apenas em situações de urgência. 

(LVania) Muitas vezes o motorista é desavisado, usa o acostamento pra fazer ultrapassagem, para avançar na velocidade, o que traz uma insegurança nas estradas. Portanto, esse projeto, ele visa fazer com que a utilização do acostamento atenda ao sistema de segurança nas estradas. 

(Rep) A proposta ainda estabelece que, nos casos nos quais a permanência do veículo no acostamento representar riscos à segurança viária, poderá ser feita a retirada mesmo com a existência de infração. Se aprovado pela CCJ, o projeto seguirá para análise no plenário do Senado.
27/08/2014, 04h52 - ATUALIZADO EM 27/08/2014, 04h52
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00