Humberto garante que correção de 4,5% da tabela do IR 2015 será mantida — Rádio Senado

Humberto garante que correção de 4,5% da tabela do IR 2015 será mantida

LOC: O LÍDER DO PT GARANTE QUE O CONTRIBUINTE NÃO SERÁ PREJUDICADO COM O VENCIMENTO DA MEDIDA PROVISÓRIA QUE REAJUSTE A TABELA DO IMPOSTO DE RENDA.  

LOC: A CORREÇÃO DE QUATRO E MEIO POR CENTO PODERÁ SER INCLUÍDA EM OUTRA MP EM DISCUSSÃO NO CONGRESSO NACIONAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: A medida provisória que atualizou a tabela do Imposto de Renda em 4,5% a partir de 2015 não será votada a tempo devido ao recesso branco provocado pelas eleições. Pela proposta do governo federal, quem recebesse até R$ 1.868,22 ficaria livre do pagamento do tributo. Hoje, a isenção é para salários de até R$ 1.787,77. Apesar de reconhecer a importância da medida provisória para os trabalhadores, o líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha, do Rio de Janeiro, admitiu que o reajuste da tabela está comprometido. 

(Cunha) A Casa não tem quórum para apreciar nada. As que estão trancando a pauta do Plenário também não deverão ser apreciadas. O processo legislativo está praticamente paralisado. A correção da tabela do Imposto de Renda deverá perder sua validade, o que vai causar um prejuízo para os brasileiros que mudaram a sua classificação na tabela do IR. 

REPÓRTER: O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, explicou que a presidente Dilma Rousseff não pode editar uma nova medida provisória com o mesmo reajuste de 4,5%. Nesse caso, ela teria de alterar o valor, o que não está nos planos da equipe econômica. Humberto Costa admitiu, no entanto, que a correção atual poderá ser incluída em outra medida provisória em discussão pelo Congresso Nacional. 

(H.Costa) Em princípio, vai caducar e vamos negociar com o governo o melhor caminho. Se vamos colocar numa medida provisória qualquer que esteja tramitando mais na frente. Não temos uma definição sobre isso. Isso não é problema. Temos que fazer isso até o final do ano porque tem anualidade. 

REPÓRTER: A correção de 4,5% da tabela do Imposto de Renda está abaixo da taxa de inflação estimada para este ano de 6,5%.
25/08/2014, 12h49 - ATUALIZADO EM 25/08/2014, 12h49
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00