Flexa cobra votação de PL que autoriza plantio de cana na Amazônia — Rádio Senado

Flexa cobra votação de PL que autoriza plantio de cana na Amazônia

LOC: O SENADOR FLEXA RIBEIRO COBROU A VOTAÇÃO DE PROJETO DE LEI QUE AUTORIZA O PLANTIO DE CANA-DE-AÇÚCAR NA AMAZÔNIA. 

LOC: A PROPOSTA, APRESENTADA POR ELE EM 2011, ESTAVA PARA SER ENVIADA À ANÁLISE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS MAS RECEBEU EMENDAS E O PEDIDO PARA SER VOTADA EM MAIS DUAS COMISSÕES. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O objetivo do projeto de lei é autorizar o plantio de cana-de-açúcar nos biomas Cerrado e Campos Gerais na Amazônia Legal. Os produtores devem buscar, prioritariamente, o uso de áreas degradadas ou de pastagem. Na avaliação do autor do projeto de lei, o senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, o impacto ambiental da proposta é mínimo. 

(FLEXA) Eu diria: se na Amazônia se pode plantar soja, milho e mandioca, por que não se pode plantar cana? E ela será plantada apenas em áreas já antropizadas, em áreas já alteradas. Não se vai derrubar uma única árvore. 

(REPÓRTER) O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, vice-presidente da Comissão de Agricultura do Senado, manifestou o apoio à proposta. 

(ACIR) Podemos e precisamos plantar cana na Amazônia e produzir o álcool para o consumo nos nossos Estados, para não termos de transportar álcool de Paulínia, em São Paulo, como fazemos hoje, para o Estado de Rondônia. Isso é um absurdo! É um custo astronômico, sendo que podemos muito bem plantar a cana-de-açúcar nos nossos Estados e lá consumir. 

(REP) O projeto de lei foi discutido em duas audiências públicas e aprovado nas comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo, de Agricultura e Reforma Agrária e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle. Quando estava para ser enviada à Câmara dos Deputados a proposta recebeu emendas e o pedido para que outras duas comissões, a de Assuntos Econômicos e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática se pronunciassem sobre o assunto.
21/08/2014, 01h32 - ATUALIZADO EM 21/08/2014, 01h32
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00