Prazo para solicitar voto em trânsito termina nesta quinta — Rádio Senado

Prazo para solicitar voto em trânsito termina nesta quinta

LOC: QUEM FOR VIAJAR NOS DIAS DE ELEIÇÃO TÊM ATÉ A AMANHÃ, DIA 21 DE AGOSTO, PARA SOLICITAR O VOTO EM TRÂNSITO.  

LOC: ATUALMENTE, O DIREITO SÓ VALE PARA A ESCOLHA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA. UMA PROPOSTA APROVADA PELO SENADO E QUE ESTÁ EM ANÁLISE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS ESTENDE O VOTO EM TRÂNSITO PARA AS ELEIÇÕES ESTADUAIS E MUNICIPAIS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

Téc: Quem for viajar ou estiver longe do local de votação nos dias do primeiro ou do segundo turno das eleições, em 5 e 26 de outubro, têm até esta quinta-feira, dia 21 de agosto, para solicitar o voto em trânsito, hoje válido apenas para a escolha do presidente. Neste caso, o eleitor deve procurar qualquer cartório eleitoral no país e apresentar um documento oficial com foto para informar o local onde pretende votar. O voto em trânsito foi aprovado pelo Congresso Nacional em 2009 e aplicado pela primeira vez em 2010, mas na época era ainda limitado às capitais. Em 2014, o direito vai valer para as cidades com mais de 200 mil eleitores, um total de 92 municípios brasileiros. Para o senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, autor de um dos projetos que possibilita o voto em trânsito, a iniciativa busca assegurar a cidadania. 

(Mozarildo) Moderniza e democratiza nossas eleições de maneira mais ampla ainda porque, se por uma razão qualquer um eleitor de Roraima estiver no rio grande do sul ele poderá votar para presidente, com seu direito à cidadania ficando mais plenamente atendido. 

(Reopórter) Para ampliar a participação dos eleitores, o Senado aprovou um projeto que estende o voto em trânsito para as votações de todos os outros cargos eletivos nos estados – governadores, senadores, deputados federais e estaduais – e nos municípios: prefeitos e vereadores. A proposta do senador Rubem Figueiró, do PSDB de Mato Grosso do Sul, está agora em análise na Câmara dos Deputados
20/08/2014, 12h01 - ATUALIZADO EM 20/08/2014, 12h01
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00