Presidente da CCJ elogia eleição de Lewandowski para presidir o STF — Rádio Senado

Presidente da CCJ elogia eleição de Lewandowski para presidir o STF

LOC : O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENADO ELOGIOU A ESCOLHA DO NOME DE RICARDO LEWANDOWISKI PARA A PRESIDÊNCIA DO STF. 

LOC: A ELEIÇÃO ACONTECEU NA QUARTA-FEIRA. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O ministro Ricardo Lewandowski já estava no comando do Supremo Tribunal Federal desde a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. Ele deve permanecer no cargo pelos próximos dois anos. Ricardo Lewandowski tem 66 anos e é ministro do STF desde março de 2006. No STF ele defendeu propostas como a criação de cotas raciais nas universidades públicas e o estatuto do desarmamento. Em 2010, à frente do Tribunal Superior Eleitoral, foi defensor da Lei da Ficha Limpa. O senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, destacou que Ricardo Lewandowski é um nome respeitado na classe jurídica pela sua história e conhecimento profundo das leis. Vital do Rego lembrou que o ministro apoiou a proposta de emenda constitucional que valoriza os integrantes da magistratura e do ministério público da união. 

(Vital do Rego) Estivemos juntos em várias propostas que são fundamentais para a valorização da magistratura, como a PEC 63, a proposta de emenda constitucional 63, e o ministro sempre teve junto ao congresso nacional um trânsito livre fazendo valer suas idéias, elencando as suas propostas com toda legalidade e espírito republicano, o Brasil ganhará muito com esta nova fase da justiça brasileira com o ministro Lewandowski no seu comando. 

(REPÓRTER) O ministro Lewandowski declarou que um dos desafios do seu mandato será ampliar a eficácia do Poder Judiciário, dando agilidade aos processos e valorizar formas alternativas de solução de conflitos, como a conciliação. A vice presidência do STF será ocupada pela Ministra Carmem Lúcia.
14/08/2014, 01h39 - ATUALIZADO EM 14/08/2014, 01h39
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00