CCT vai debater Plano Nacional de Banda Larga em audiência no Acre — Rádio Senado

CCT vai debater Plano Nacional de Banda Larga em audiência no Acre

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO VAI REALIZAR NESTA QUINTA-FEIRA UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NO ACRE PARA ANALISAR OS RESULTADOS DO PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA. 

LOC: PARA O SENADOR ANÍBAL DINIZ, O PROGRAMA É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO BRASIL. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

TÉC: O Plano Nacional de Banda Larga vigora desde 2010 com o objetivo de reduzir as desigualdades social e regional massificando o acesso a serviços de conexão à internet em banda larga. Uma das metas é conectar setenta por cento das casas brasileiras à rede mundial de computadores até 2015. Também prevê a capacitação da população para o uso das tecnologias de informação e comunicação. A primeira audiência da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado para avaliar os resultados do plano será realizada no Acre. O senador Aníbal Diniz, do PT do estado, afirma que as informações recebidas até agora não são positivas. 

(Aníbal) As informações que nós temos é de que o Plano não andou da forma como tinha sido planejado. Ele tem uma série de percalços pelo caminho e as operadoras não cumpriram suas metas. E nós queremos, na audiência, saber exatamente por que essas metas não foram atingidas. 

(Repórter) Mas, apesar desses primeiros resultados, Aníbal Diniz acredita no sucesso do plano e que a expansão da internet é um dos caminhos fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. 

(Aníbal) O Plano Nacional de Banda Larga é essencial pro Brasil, pra fazer com que a internet seja completamente democratizada, que possa atingir a todas as pessoas em todos os lugares do Brasil. E isso aí também vai ser preponderante para o desenvolvimento econômico e social do país. 

(Repórter) Ainda devem ser realizadas outras duas audiências na própria Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado e em Salvador, na Bahia. Além de uma visita técnica a São José dos Campos, São Paulo. As datas ainda não foram marcadas.
13/08/2014, 05h50 - ATUALIZADO EM 13/08/2014, 05h50
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00