CPI Mista da Petrobras marca quatro depoimentos para julho e agosto — Rádio Senado

CPI Mista da Petrobras marca quatro depoimentos para julho e agosto

LOC: MESMO NO RECESSO BRANCO, A CPI MISTA DA PETROBRAS MARCA QUATRO DEPOIMENTOS PARA JULHO E AGOSTO. 

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO RESSALTA QUE OS DOCUMENTOS SIGILOSOS JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS PARA OS PARLAMENTARES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Na reunião desta quarta-feira, os integrantes da CPI Mista da Petrobras vão ouvir o secretário de Controle Externo da Administração Interna do Tribunal de Contas da União, Osvaldo Perrout. Ele deverá responder a perguntas sobre as auditorias feitas nos contratos da estatal, entre elas, estão as da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e as da construção da refinaria de Abreu e Lima em Pernambuco. O presidente da CPI Mista, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, ressaltou a decisão dos deputados e senadores de não interromperem as investigações ao longo do recesso branco ao justificar as quatro sessões de depoimentos já marcadas. Ele lembrou que os parlamentares já estão consultando os documentos sigilosos enviados pela Justiça Federal relacionados à Operação Lava Jato, que apura o envolvimento de um ex-diretor da Petrobras com o doleiro Alberto Yousseff. 

(Vital) Tudo tranqüilo. Há uma análise sendo feita permanentemente pela assessoria. O cadastro tem sido rigorosamente cumprido em relação ao respeito à manutenção do sigilo que a Justiça determinou. E não há nenhuma intercorrência que possa macular a responsabilidade de cada um dos senhores parlamentares. 

REPÓRTER: Já o vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, manteve as críticas aos trabalhos da CPI Mista ao acusar a base aliada de agendar depoimentos que nada contribuem com as investigações. 

(A.Dias) A CPI continua com o mesmo propósito e daqui por diante, se reunindo de quando e vez, com dificuldade de quórum, e investigando muito pouco. Continuamos apostando no Ministério Público, na Polícia Federal e na Justiça para que ocorra a responsabilização civil e criminal de todos os envolvidos. 

REPÓRTER: Os próximos depoimentos agendados são os do ex-presidente da Petrobras América, José Azevedo, e dos ex-diretores da estatal, Jorge Zelada, e Nestor Cerveró.
22/07/2014, 01h08 - ATUALIZADO EM 22/07/2014, 01h08
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00