CPMI aprova quebra de sigilo de doleiro e de ex-diretor da Petrobras — Rádio Senado

CPMI aprova quebra de sigilo de doleiro e de ex-diretor da Petrobras

LOC: A CPI MISTA DA PETROBRAS APROVA A QUEBRA DE SIGILOS DE DOLEIRO E EX-DIRETOR DA ESTATAL PRESOS PELA POLÍCIA FEDERAL.  

LOC: PARA A OPOSIÇÃO, NO ENTANTO, A INICIATIVA ERA DESNECESSÁRIA JÁ QUE A COMISSÃO RECEBEU DOCUMENTOS DA JUSTIÇA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Após um acordo entre as lideranças partidárias, os integrantes da CPI Mista da Petrobras aprovaram mais de 50 requerimentos. Entre eles, estão pedidos de cópias das auditorias do Tribunal de Contas da União sobre a Petrobras e das atas das reuniões do Conselho Administrativo da estatal no período de 2005 a 2013. A Comissão também aprovou as quebras de sigilos bancário, telefônico, fiscal e telemático, que inclui emails e mensagens de texto de celular, do doleiro Alberto Yousseff e do ex-diretor da Petrobras, Paulo Costa, presos pela Polícia Federal. Apesar de alguns pedidos serem da oposição, o vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, acusou os governistas de selecionarem os requerimentos que não contribuem muito para não aprovarem os relevantes para as investigações a exemplo das quebras de sigilos de pessoas ligadas ao doleiro e ao ex-diretor. Álvaro Dias lembrou que a Justiça Federal já encaminhou essas informações para as duas CPIs. 

(Alvaro Dias) Essa possibilidade de ter acesso aos dados sigilosos do Youssef e do ex-diretor da Petrobras é um procedimento formal porque a quebra de sigilo de ambos já ocorreu via Justiça Federal. 

(Repórter) Ao rebater a oposição, o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, considerou relevante a aprovação desses requerimentos ao ressaltar que a Comissão continua investigando. 

(Vital do Rêgo) Votamos mais de 80 requerimentos de convocações, quebras de sigilo e transferências de dados. Entendo que cumprimos com a nossa missão nessa reunião administrativa. A Comissão Parlamentar de Inquérito continua e continuará funcionando. 

(Repórter) Apesar da aprovação dos mais de 50 requerimentos, outros 600 aguardam decisão dos integrantes da CPI Mista. 
16/07/2014, 10h24 - ATUALIZADO EM 16/07/2014, 10h24
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00