Comissão de Educação debate uso da tecnologia no setor
LOC: DISCUTIR O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. ESTE FOI O OBJETIVO DA AUDIÊNCIA PUBLICA QUE A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROMOVEU NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA.
LOC: OS CONVIDADOS ALERTARAM QUE A ESCOLA BRASILEIRA ESTÁ DEFASADA NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.
(Repórter) Os especialistas convidados para a audiência publica alertaram que o Brasil está atrasado em pelo menos trinta anos no uso das tecnologias digitais aplicadas na educação. Apesar de ser o quarto maior consumidor mundial de aplicativos digitais, o Brasil está na posição 52 quando se trata do uso de computadores na educação, seja para pesquisa, aulas à distância e na utilização de jogos educacionais. Os dados são do Ministério da Ciência e Tecnologia. Todos os expositores foram unânimes em afirmar que o jovem brasileiro precisa da educação on line, para desenvolver as habilidade necessárias para o mundo do trabalho do século 21, como autonomia, criatividade, trabalho em equipe e capacidade constante de aprendizagem. Eles destacaram que esses objetivos só poderão ser alcançados com o uso de recursos digitais na sala de aula. O consultor de tecnologia em educação Edelvicio Souza Junior, destacou que o aumento das tecnologias na escolas exige capacitação dos professores.
(Edelvicio Souza Junior) “se o professor não for capacitado o resultado não é efetivo. O aluno domina perfeitamente não tem dificuldades. O professor não foi formado desta forma. Nós temos que reciclar os professores atuais e formar os novos professores em outra forma”.
(Repórter) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, autor do pedido da audiência publica, destacou que a discussão é essencial para que a sociedade defenda a modernização da escola brasileira.
(Cristovam Buarque) “este método faz a educação ser pra todos, mais eficiente e mais agradável. São três coisas que traz pra todos que é o impacto social, agradável que é o impacto lúdico, e a qualidade, que é o impacto técnico de melhorar o aprendizado.”
(Repórter) Segundo dados do Ministério da Educação, vinte e nove por cento das vagas disponíveis no ensino superior são oferecidas na modalidade de ensino on line ou ensino à distância. Apesar de defenderem a educação online no ensino para jovens e adultos, os participantes frisaram que a escola presencial, com espaços físicos atraentes professores e turmas de alunos é importante para o desenvolvimento da criança e por isso, deve ser a modalidade principal da pré escola até o fim do ensino fundamental.
LOC: OS CONVIDADOS ALERTARAM QUE A ESCOLA BRASILEIRA ESTÁ DEFASADA NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.
(Repórter) Os especialistas convidados para a audiência publica alertaram que o Brasil está atrasado em pelo menos trinta anos no uso das tecnologias digitais aplicadas na educação. Apesar de ser o quarto maior consumidor mundial de aplicativos digitais, o Brasil está na posição 52 quando se trata do uso de computadores na educação, seja para pesquisa, aulas à distância e na utilização de jogos educacionais. Os dados são do Ministério da Ciência e Tecnologia. Todos os expositores foram unânimes em afirmar que o jovem brasileiro precisa da educação on line, para desenvolver as habilidade necessárias para o mundo do trabalho do século 21, como autonomia, criatividade, trabalho em equipe e capacidade constante de aprendizagem. Eles destacaram que esses objetivos só poderão ser alcançados com o uso de recursos digitais na sala de aula. O consultor de tecnologia em educação Edelvicio Souza Junior, destacou que o aumento das tecnologias na escolas exige capacitação dos professores.
(Edelvicio Souza Junior) “se o professor não for capacitado o resultado não é efetivo. O aluno domina perfeitamente não tem dificuldades. O professor não foi formado desta forma. Nós temos que reciclar os professores atuais e formar os novos professores em outra forma”.
(Repórter) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, autor do pedido da audiência publica, destacou que a discussão é essencial para que a sociedade defenda a modernização da escola brasileira.
(Cristovam Buarque) “este método faz a educação ser pra todos, mais eficiente e mais agradável. São três coisas que traz pra todos que é o impacto social, agradável que é o impacto lúdico, e a qualidade, que é o impacto técnico de melhorar o aprendizado.”
(Repórter) Segundo dados do Ministério da Educação, vinte e nove por cento das vagas disponíveis no ensino superior são oferecidas na modalidade de ensino on line ou ensino à distância. Apesar de defenderem a educação online no ensino para jovens e adultos, os participantes frisaram que a escola presencial, com espaços físicos atraentes professores e turmas de alunos é importante para o desenvolvimento da criança e por isso, deve ser a modalidade principal da pré escola até o fim do ensino fundamental.
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