Educação aprova homenagens a Machado de Assis e Jovita Feitosa — Rádio Senado

Educação aprova homenagens a Machado de Assis e Jovita Feitosa

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA HOMENAGENS AO ESCRITOR MACHADO DE ASSIS E A COMBATENTE JOVITA FEITOSA.  

LOC: OS SENADORES APROVARAM A INSCRIÇÃO DOS NOMES NO LIVRO DOS HEROIS DA PATRIA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: A comissão de educação do senado aprovou três matérias que tratam de homenagens e datas comemorativas. A proposta que cria a semana nacional de responsabilidade social, prevê a comemoração anual para a segunda semana de abril. O relator da proposta senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, lembrou que a medida vai ajudar a difundir temas como direitos humanos e meio ambiente na sociedade e nas empresas. 

(Mozarildo) Despertar o empresariado para suas responsabilidades no campo do desenvolvimento social e ambiental e exaltar as conquistas nesse campo gerará ganhos significativos. Teremos assim cada vez mais um pais cada vez mais alinhado com as tendências mundiais e que cultiva o senso de cooperação e solidariedade, portanto a proposição é meritória e extremamente oportuna.

(REPÓRTER) A comissão aprovou a inclusão de dois novos nomes no Livro dos Heróis da Pátria. A senadora Maria do Carmo Alves, do Democratas do Rio Grande do Norte, lembrou a importância do escritor Machado de Assis para a cultura brasileira. 

(Maria do Carmo Alves) Cabe incluir que Machado de Assis com sua estrutura ficcional inigualável muito contribuiu para a construção e engrandecimento da nação brasileira.

(REPÓRTER) Já a senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, destacou o papel de Jovita Feitosa na luta sobre questões de gênero. Jovita se inscreveu para lutar com as tropas brasileiras na Guerra do Paraguai. 

(Ana Rita) Mais do que seu desempenho no campo de batalha, que não chegou a ocorrer, o maior feito heróico de Jovita Feitosa foi o de rebelar-se conta as imposições de gênero que afastavam as brasileiras de determinados ofícios e profissões. 

(REPÓRTER) As três propostas aprovadas pela Comissão de Educação seguem para apreciação do Plenário do Senado.
15/07/2014, 01h49 - ATUALIZADO EM 15/07/2014, 01h49
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00