Senado pode votar em breve regulamentação de pós-graduação a distância — Rádio Senado

Senado pode votar em breve regulamentação de pós-graduação a distância

LOC: O SENADO PODE CONCLUIR EM BREVE A VOTAÇÃO DA NOVA REGULAMENTAÇÃO PARA CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO A DISTÂNCIA. 

LOC: DE ACORDO COM A PROPOSTA, QUE ESTÁ NA PAUTA DO PLENÁRIO, AS AULAS E O ESTUDO PODERÃO SER A DISTÂNCIA, MAS AS AVALIAÇÕES DEVERÃO SER FEITAS PESSOALMENTE. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: A proposta, que está sendo discutida pelo Congresso desde 1999, define regras gerais para cursos de mestrado e doutorado a distância. Pelo projeto, os programas de mestrado e doutorado a distância devem respeitar as mesmas regras do ensino presencial, como carga horária e conteúdo. As aulas e o estudo podem ser feitos em casa ou por meio eletrônico. Mas como em qualquer curso, devem ser presenciais as provas, defesas de trabalho e outras formas de avaliação de desempenho. O projeto prevê ainda o reconhecimento de diplomas de mestrado e doutorado a distância expedidos por universidades estrangeiras, desde que as instituições brasileiras que validarem os certificados tenham cursos reconhecidos na mesma área e nível. A relatora do projeto no Senado, Maria do Carmo Alves, do Democratas de Sergipe, lembra que desde que a proposta foi apresentada, houve muitos avanços em cursos a distância na pós-graduação em nível de especialização, mas há pouca oferta de cursos de mestrado e doutorado. 

(Maria do Carmo Alves) Nos últimos quinze anos, em paralelo aos avanços da tecnologia educacional, a educação a distância teve significativa expansão na educação superior em nosso país, mormente na graduação e na pós-graduação lato sensu. Contudo, a legislação ordinária pátria remanesce silente e, por isso mesmo, impeditiva à adoção da modalidade na oferta de pós-graduação stricto sensu, ressalvada a oferta de poucas disciplinas em um número de programas considerado ainda bastante restrito. 

(Repórter) Atualmente, existem seis cursos em formato semipresencial cadastrados no Portal da Capes, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. São todos em nível de mestrado profissional; cinco voltados para professores da educação básica nas áreas de matemática, física, letras, artes e história. O sexto curso oferecido é de mestrado em Administração Pública. Caso a proposta seja aprovada pelo plenário do Senado, segue diretamente para sanção presidencial.
09/07/2014, 01h39 - ATUALIZADO EM 09/07/2014, 01h39
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00