Projeto regulamenta informações nutricionais em rótulos de produtos — Rádio Senado

Projeto regulamenta informações nutricionais em rótulos de produtos

LOC: PREOCUPADO COM A EDUCAÇÃO ALIMENTAR DA POPULAÇÃO, O SENADOR JAYME CAMPOS QUER QUE OS RÓTULOS DOS PRODUTOS INFORMEM CLARAMENTE SOBRE OS VALORES NUTRICIONAIS. 

LOC: UM PROJETO COM ESTE OBJETIVO JÁ ESTÁ EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA.  

TEC: Seguindo a tendência de países como Estados Unidos, Inglaterra e outros da União Européia, o senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, propõe a criação da "Rotulagem Nutricional Obrigatória". Por este mecanismo, recursos gráficos simplificados e com destaque deverão obrigatoriamente estar no rótulo de todos os alimentos vendidos no Brasil, e não sem destaque e por vezes até em letras minúsculas como acontece hoje em dia. O modelo proposto por Campos baseia-se no desenvolvido pela empresa "Tesco" na Inglaterra, aprovado por 96% da população daquele país. A informação sobre os valores nutricionais dos produtos aparece na frente dos rótulos com desenhos grandes e atraentes, além de uma linguagem simplificada. Preocupa especialmente o senador o aumento da obesidade em adultos e crianças brasileiras, em virtude de uma má educação alimentar excessiva em açúcares naturais e adicionados pela indústria, além de gordura saturada e sal. Jayme Campos acredita que o projeto pode ter um impacto positivo em algo tão importante para as pessoas como a qualidade do que elas comem. 

(JAYME CAMPOS): A intenção, portanto, de nosso Projeto é oferecer um arcabouço legal para revolucionar a rotulagem nutricional no Brasil e tornar suas informações fáceis, atrativas, completas e acuradas para a população.

(REP): O combate à obesidade é hoje uma das sete prioridades do governo inglês visando a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população.
08/07/2014, 12h16 - ATUALIZADO EM 08/07/2014, 12h16
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00