União deverá usar energia alternativa para sistemas de ar condicionado — Rádio Senado

União deverá usar energia alternativa para sistemas de ar condicionado

LOC: A UNIÃO DEVE UTILIZAR ENERGIA DE FONTES ALTERNATIVAS PARA SISTEMAS DE AQUECIMENTO DE ÁGUA E AR CONDICIONADO EM SEUS PRÉDIOS. 

LOC: É O QUE DETERMINA PROJETO DE LEI APROVADO NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O projeto de lei prevê que nas novas edificações de propriedade da União, os sistemas de aquecimento de água e condicionamento de ar devem utilizar pelo menos metade da energia elétrica proveniente de fontes renováveis. Para possibilitar o atendimento dessa exigência, o autor da iniciativa, senador Wilder Morais, do Democratas de Goiás, colocou um artigo que autoriza o governo federal a contratar livremente o fornecedor de energia ou a produzir a energia localmente. O senador Inácio Arruda, do PC do B cearense, foi o relator da proposta na Comissão de Infraestrutura. E recomendou a aprovação da medida. 

(INÁCIO): Nós temos que oferecer essa alternativa, isso aqui soma ao que é produzido que é considerado insuficiente. E se é insuficiente temos que encontrar alternativas para ampliar o fornecimento de energia ao país através de produção própria, alternativa, todos os meios que a gente tiver de produzir energia são bem-vindos. Portanto nosso parecer é pela aprovação. 

(REP): As chamadas fontes renováveis de energia são: a biomassa sólida, líquida ou gasosa; a radiação solar; a energia geotérmica e o vento. O projeto de lei ainda será analisado nas comissões de Constituição e Justiça e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
01/07/2014, 09h25 - ATUALIZADO EM 01/07/2014, 09h25
Duração de áudio: 01:18
Ao vivo
00:0000:00