Senadores admitem ritmo reduzido de trabalhos durante Copa e convenções — Rádio Senado

Senadores admitem ritmo reduzido de trabalhos durante Copa e convenções

LOC: SENADORES ADMITEM REDUÇÃO NO RITMO DOS TRABALHOS NO PERÍODO DA COPA DO MUNDO E DAS CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS.

LOC: MAS RESSALTAM QUE VÃO COLOCAR A PAUTA EM DIA COM O ESFORÇO CONCENTRADO, QUE VOLTA A OCORRER EM JULHO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

TÉC: O segundo vice-presidente do Senado, Romero Jucá, do PMDB de Roraima, se antecipou a eventuais críticas quanto à redução do ritmo dos trabalhos no Congresso Nacional nesse período. Ele explicou que neste mês de junho as reuniões das comissões e as votações em Plenário ficarão prejudicadas devido aos jogos da Copa e às convenções partidárias, que definem os candidatos para as eleições de outubro. Romero Jucá argumentou, no entanto, que o Senado antecipou os trabalhos com uma semana de esforço concentrado quando foram aprovados diversos projetos, como o que proíbe o uso de castigos físicos ou psicológicos contra crianças, a chamada Lei do Menino Bernardo. O segundo vice-presidente do Senado antecipou que em julho haverá uma nova semana de votações para aprovar, por exemplo, a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

(Jucá) O Congresso trabalhou votando uma série de dispositivos. Promulgamos três Emendas Constitucionais aqui no Plenário do Senado. Portanto, o Congresso e o Senado cumpriram sua parte. O País de certa forma vai parar um pouco por causa da Copa. Em julho, retomaremos os trabalhos.

REPÓRTER: Mas o vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, lamentou que não haja votações antes de 15 de julho.

(A. Dias) O Senado, infelizmente, a Câmara e o Congresso também adotaram esse ritmo lento e anteciparam férias. Isso é meia-férias. Estamos em feriado permanente.

REPÓRTER: Na pauta do Plenário do Senado, estão três medidas provisórias, três projetos de lei e seis Propostas de Emenda à Constituição. Entre elas, a PEC que torna privativa do Senado a competência para decidir sobre tratados, acordos ou atos internacionais.
13/06/2014, 12h40 - ATUALIZADO EM 13/06/2014, 12h40
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00