Ex-diretor da Petrobras nega superfaturamento na construção de refinaria — Rádio Senado

Ex-diretor da Petrobras nega superfaturamento na construção de refinaria

LOC: EM DEPOIMENTO À CPI DO SENADO, EX-DIRETOR DA PETROBRAS NEGA SUPERFATURAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE REFINARIA.  

LOC: O RELATOR VAI COMPARAR AS RESPOSTAS DE PAULO COSTA COM DOCUMENTOS JÁ SOLICITADOS PELA COMISSÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Para o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras, Paulo o Costa, a estatal errou ao anunciar que a Refinaria de Abreu e Lima em Pernambuco custaria US$ 2,5 bilhões. Segundo ele, o valor foi divulgado em 2005 com base em custos de uma refinaria no Golfo do México antes de o projeto completo ser apresentado em 2009. Mas o empreendimento deverá ser concluído com um gasto de US$ 18,5 bilhões aprovado pela Diretoria Executiva da Petrobras. E em resposta ao Tribunal de Contas da União, o ex-diretor negou superfaturamento na Abreu e Lima e favorecimento ao doleiro Alberto Youssef, preso junto com ele pela Polícia Federal por suspeita de lavagem de dinheiro. Segundo Paulo Costa, o doleiro contratou a sua consultoria para avalizar uma sociedade numa empresa que prestava serviços a Petrobras. O ex-diretor disse que não decidia nada sozinho porque os contratos da estatal são decisões da Diretoria. Ele ainda repudiou as acusações de que a Petrobras fosse uma organização criminosa. 

(Paulo Costa) A Petrobras é uma empresa séria, não é uma empresa bandida. A Petrobrás não tem em seus quadros bandidos. Essa ilação de que a Petrobras criou dentro dela e na minha pessoa uma organização criminosa, isso não tem sustentação. 

(Repórter) O relator da CPI, senador José Pimentel, do PT do Ceará, considerou esclarecedor o depoimento. Mas vai comparar as respostas a documentos solicitados à Justiça. 

(José Pimentel) Ele respondeu aos quesitos. A consultoria fará uma confrontação juntamente com o relator com os documentos que temos na Casa. Procuramos receber do depoente o máximo de informação que serão complementadas com a parte técnica. 

(Repórter) Ainda na CPI, o ex-diretor da Petrobras avaliou como um bom negócio a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.
10/06/2014, 04h59 - ATUALIZADO EM 10/06/2014, 04h59
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00