Senado homenageia os 60 anos das Apaes — Rádio Senado

Senado homenageia os 60 anos das Apaes

LOC: O SENADO HOMENAGEOU OS 60 ANOS DAS ASSOCIAÇÕES DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS COM UMA SESSÃO ESPECIAL NO PLENÁRIO. 

LOC: A PRIMEIRA APAE FOI CRIADA NO RIO DE JANEIRO EM 1954. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS: 

TÉC: O Senado homenageou com uma sessão especial o aniversário de 60 anos da Associação de pais e amigos dos excepcionais, a APAE. A primeira iniciativa do grupo ocorreu no Rio de Janeiro, em 1954. Hoje, a Federação Nacional das APAES reúne duas mil entidades distribuídas em todo o país, que oferecem atenção integral a cerca de 250 mil pessoas com deficiência. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, autora do pedido da homenagem, elogiou o esforço dos voluntários, familiares e profissionais que garantem a inclusão dessas pessoas. 

(Ana Amélia) Somente quem vive essa rotina, inspirada pelo amor às pessoas com deficiência, sabe o quão desafiadora é a dedicação para o efetivo crescimento e desenvolvimento daqueles que têm alguma limitação física, mental ou psicológica. 

(REPÓRTER) O senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, elogiou a qualidade do serviço prestado pelas APAES do Brasil. 

(Valdir Raupp) Embora sejamos um país desigual em suas instituições, cheio de assimetrias, contamos com instituições como as Apaes, vigorosas aos 60 anos de idade, instituições em relação às quais qualquer forasteiro que aportasse no Brasil pela primeira vez, caso se deparasse com elas, e somente com elas, diria para si mesmo: ‘este é um país com uma sociedade que tem um alto nível de desenvolvimento social. 

(REPÓRTER) Os demais oradores lembraram a importância de campanhas nacionais lideradas pela APAE, como a obrigatoriedade do teste do pezinho para os recém nascidos, e a participação brasileira nas Paraolimpíadas.
09/06/2014, 01h52 - ATUALIZADO EM 09/06/2014, 01h52
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00