CAS decide manter prioridade para mulheres em programas sociais — Rádio Senado

CAS decide manter prioridade para mulheres em programas sociais

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DECIDIU MANTER A PRIORIDADE PARA MULHERES EM PROGRAMAS DE COMBATE À POBREZA. 

LOC: OS SENADORES REJEITARAM MUDANÇAS FEITAS PELA CÂMARA, O QUE SIGNIFICA QUE SE O PLENÁRIO APROVAR O PROJETO – QUE TEM UM PEDIDO DE URGÊNCIA – ELE SEGUE DIRETO PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: A proposta, aprovada pelo Senado em 2012, dá preferência para as mulheres nos programas de enfrentamento da pobreza, como o Programa de Apoio à Conservação Ambiental e o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, além de benefícios da Assistência Social como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e transferências eventuais de renda em casos de nascimento, morte, vulnerabilidade temporária e calamidade pública. Os deputados concordaram com a prioridade no Sistema Único de Assistência Social, mas foram contra nos repasses de projetos de combate à pobreza. Para eles, a proposta poderia restringir o pagamento aos chefes de família. O relator, Casildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina, acha que não há motivo para essa preocupação. Por isso, decidiu rejeitar as mudanças da Câmara e dar prioridade às mulheres em todos os pagamentos. 

(Casildo Maldaner) Ele foi à Câmara, houve uma alteração. Aí veio pra cá. Na Comissão de Agricultura a senadora Ana Amélia resolveu manter a originalidade do projeto. E nós também entendemos de manter essa proposta. Que na essência significa – essa foi a origem do projeto – quando há benefícios para a família, preferencialmente, não que seja compulsório, mas preferencialmente seja destinado à mulher. 

(Repórter) O autor, o senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, acredita que o projeto valoriza a mulher e combate a submissão feminina, sem qualquer custo para a assistência social. 

(Paulo Bauer) Na maioria dos casos a administração da casa, a administração da família cabe à mulher. Por isso, os programas sociais do governo que são voltados às pessoas mais carentes, às famílias mais carentes, se feitos preferencialmente através da mulher, através da mãe, através da esposa, vão sem dúvida nenhuma ter um resultado melhor. As crianças serão melhor atendidas, a família saberá saber utilizar melhor os benefícios. 

(Repórter) Alguns programas sociais, como o Bolsa-Família, já atendem a diretriz de serem pagos preferencialmente às mulheres.
04/06/2014, 02h10 - ATUALIZADO EM 04/06/2014, 02h10
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00