Instalação de relógios de dupla tarifação ficará a cargo de concessionárias — Rádio Senado

Instalação de relógios de dupla tarifação ficará a cargo de concessionárias

LOC: O PLENÁRIO APROVOU O PROJETO DE LEI QUE OBRIGA AS CONCESSIONÁRIAS DE ENERGIA ELÉTRICA A INSTALAR, SEM COBRANÇA ADICIONAL, RELÓGIOS DE DUPLA TARIFAÇÃO PARA PRODUTORES RURAIS.  

LOC: HOJE, OS PRÓPRIOS PRODUTORES PRECISAM PAGAR AS DESPESAS A INSTALAÇÃO DOS MEDIDORES. A REPORTAGEM É DE REPÓRTER IARA FARIAS BORGES:  

(Repórter) Produtores agrícolas e de peixes têm direito a receber descontos especiais na tarifa de energia elétrica consumida em suas atividades entre 21 horas 30 minutos e 6 horas do dia seguinte. No entanto, resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica determinou que a instalação dos equipamentos de medição e controle do gasto de energia cabe aos próprios agricultores e aquicultores interessados. Pela proposta do senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo, o custo pela instalação dos relógios de dupla tarifação para produtores rurais passa a ser de responsabilidade da concessionária de energia. Na avaliação do autor, a resolução da Aneel não pode impedir a concessão do desconto especial previsto em lei. 

(Magno Malta) “A Aneel, querendo ser Tiradentes com pescoço dos outros, fez uma resolução passando por cima do que nós votamos aqui. Desde quando agência pode atropelar aquilo que é votado no parlamento?”. 

(Repórter) Também na avaliação do senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, a medida é importante para que os produtores possam se beneficiar do subsídio na tarifa da energia elétrica. 

(José Agripino) “Voltado principalmente para, por exemplo, consumidores de irrigação que usam a energia elétrica na madrugada, para a atividade da irrigação e que precisam, claro, pagar uma tarifa mais barata. Na medida em que não tem a dupla aferição, ficaria impossível implantar a tarifa verde, que é a energia elétrica voltada para a produção da agricultura irrigada com o subsídio mais do que recomendado”. 

(Repórter) A proposta ainda será examinada pela Câmara dos Deputados antes de ser sancionada.
03/06/2014, 08h09 - ATUALIZADO EM 03/06/2014, 08h09
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00