CPMI aprova convocações e pedidos de cópias de documentos da estatal — Rádio Senado

CPMI aprova convocações e pedidos de cópias de documentos da estatal

LOC: A CPI MISTA DA PETROBRAS APROVA CONVOCAÇÕES E PEDIDO DE CÓPIA DE DOCUMENTOS À JUSTIÇA E À POLÍCIA FEDERAL E DE CONTRATOS DA ESTATAL.  

LOC: MAS A OPOSIÇÃO LAMENTA QUE NENHUM SIGILO FOI QUEBRADO AINDA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Por unanimidade, deputados e senadores da CPI Mista da Petrobras aprovaram mais de 200 requerimentos previstos no plano de trabalho do relator, deputado Marco Maia do PT gaúcho. Entre as convocações estão as dos ex-diretores da Petrobras, Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa, e do doleiro Alberto Yousseff, os dois últimos presos pela Polícia Federal. Os parlamentares também solicitaram à Petrobras cópias dos contratos da estatal com todos os fornecedores, como a SBM suspeita de pagamento de propinas, e os documentos relacionados à compra da Refinaria de Pasadena nos Estados Unidos. Também foi pedido ao Supremo Tribunal Federal o envio das informações sobre a Operação Lava Jato da Polícia Federal, que investiga a lavagem de dinheiro por empresas fornecedoras de serviços à Petrobras. Para o vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, essas informações serão essenciais já que a CPI não aprovou os requerimentos de quebras de sigilo. 

(Alvaro Dias) É muito importante a documentação requerida, os inquéritos, o compartilhamento das informações sigilosas também decorrentes das quebras de sigilos efetuadas pela Justiça. Essas informações sigilosas é que podem alimentar a CPI. 

(Repórter) O relator argumentou que ainda é cedo para aprovar a quebra de sigilos. O deputado Marco Maia considera que os documentos a serem encaminhados pela Justiça, Ministério Público e pela Polícia Federal vão contribuir para as investigações. 

(Marco Maia) Há ali já muitas informações que quando chegarem serão importantíssimas para o processo de investigação e para as próprias oitivas. É óbvio que vamos começar com algumas oitivas que não seja tão necessária a presença desses documentos para que quando cheguem os documentos possamos fazer as oitivas mais importantes. 

(Repórter) A CPI Mista também aprovou o convite para representantes do Tribunal de Contas da União, da Controladoria Geral da União e da Agência Nacional do Petróleo.
03/06/2014, 07h17 - ATUALIZADO EM 03/06/2014, 07h17
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00