Senado aprova obrigatoriedade do exame de língua presa em bebês — Rádio Senado

Senado aprova obrigatoriedade do exame de língua presa em bebês

LOC: O SENADO APROVOU PROJETO QUE TORNA OBRIGATÓRIO O PROTOCOLO HOSPITALAR PARA DIAGNÓSTICO DE LÍNGUA PRESA EM BEBÊS. 

LOC: TAL COMO O TESTE DO PEZINHO, O PROCEDIMENTO DEVE SER FEITO NA HORA QUE A CRIANÇA NASCE. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES:

(Repórter) Problemas na sucção, deglutição, mastigação e fala de crianças podem ser causados pela chamada “língua presa”. Em especial, a dificuldade de sucção provoca o desmame precoce, o que gera o baixo ganho de peso e o comprometimento do desenvolvimento do bebê em seus primeiros anos de vida. Esses distúrbios podem ser evitados com o teste da linguinha, uma avaliação da língua do bebê na hora do nascimento. E, se for o caso, fazer ainda na maternidade uma cirurgia simples, rápida e com anestesia local. Já nos casos de menor gravidade, a cirurgia pode ser substituída por acompanhamento feito por pediatra, fonoaudiólogo, odontólogo ou nutricionista. Ao discutir o projeto na Comissão de Assuntos Sociais, o presidente do colegiado, senador Waldemir Moka, do PMDB do Mato Grosso do Sul, que é médico, ressaltou a importância da matéria. 

(Waldemir Moka) “Você tem um protocolo, você tem uma avaliação, se for uma coisa maior, mais intensa, que tiver uma ligação maior, não é, você pode pedir uma avaliação, então eu acho que é muito importante o projeto”. 

(Repórter) Agora, a proposta, de autoria do deputado Onofre Santo Agostini, segue para a sanção da Presidência da República.
29/05/2014, 06h27 - ATUALIZADO EM 29/05/2014, 06h27
Duração de áudio: 01:22
Ao vivo
00:0000:00