Joaquim Barbosa comunica ao presidente do Senado que vai se aposentar — Rádio Senado

Joaquim Barbosa comunica ao presidente do Senado que vai se aposentar

LOC: O PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ANUNCIOU AO PRESIDENTE DO SENADO QUE VAI DEIXAR O CARGO NO MÊS DE JUNHO. 

LOC: RENAN CALHEIROS DISSE TER FICADO SURPRESO COM A DECISÃO DE JOAQUIM BARBOSA, MOTIVADA PELA ANTECIPAÇÃO DA APOSENTADORIA. O REPÓRTER JEFFERSON DALMORO TRAZ OS DETALHES: 

TEC: O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Jaquim Barbosa, fez a comunicação ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas. Eles se reuniram na presidência do Senado para tratar de diversos assuntos que estão na pauta da Casa e que interessam ao Poder Judiciário. Renan Calheiros lamentou a decisão de Joaquim Barbosa e se disse surpreso com a renúncia. 

(RENAN) O ministro surpreendentemente nos disse que vai deixar o Supremo Tribunal Federal. Ele veio se despedir. E nós ficamos tristes claro. Sempre tivemos um relacionamento muito bom como representantes dos Poderes e sempre o tivemos como uma das melhores referências. 

(REPÓRTER) Joaquim Barbosa chegou ao Supremo em 2003, indicado pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Ele teve como marca de seu período no STF o julgamento do Mensalão, processo do qual foi o relator e que acabou na condenação de 25 envolvidos no caso. Assumiu a presidência do Tribunal no final de 2012. Ainda no encontro com Joaquim Barbosa, Renan Calheiros informou ao ministro que o Código do Processo Civil deve ser aprovado antes do recesso de julho. 

(RENAN) Isso é muito bom para o Brasil porque é sobretudo uma oportunidade para que nós possamos reduzir para a metade o prazo dos processos, o tempo dos processos e simplificá-los. 

(REPÓRTER) O Código de Processo Civil já foi aprovado pelo Senado e passou pela análise da Câmara dos Deputados, onde o texto sofreu alterações. Os senadores vão agora analisar estas mudanças e tomar uma decisão final sobre o texto. A comissão especial de senadores trabalhará com o auxílio de comissão de juristas, com a participação do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, presidente da comissão original.
29/05/2014, 01h23 - ATUALIZADO EM 29/05/2014, 01h23
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00