Alunos estrangeiros poderão receber bolsas do Prouni — Rádio Senado

Alunos estrangeiros poderão receber bolsas do Prouni

LOC: OS ALUNOS ESTRANGEIROS PODERÃO RECEBER BOLSAS DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS.  

LOC: É O QUE DETERMINA UMA PROPOSTA APROVADA NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL. O TEXTO ASSEGURA PRIORIDADE PARA CANDIDATOS AFRICANOS E LATINO-AMERICANOS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: O projeto altera a Lei do Programa Universidade para Todos e permite que os estudantes estrangeiros tenham direito a concorrer a bolsas de estudo do governo federal. O texto assegura prioridade para candidatos africanos e latino-americanos. Atualmente, o Prouni concede bolsas integrais e parciais em faculdades particulares para alunos brasileiros com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. O relator da matéria, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, lembrou que nas universidades dos EUA, cerca de 20 por cento dos estudantes não são americanos. Já na Universidade de São Paulo, por exemplo, menos de 3% dos alunos são de fora. Cristovam explicou que a medida vai beneficiar os estrangeiros que moram no Brasil e busca fortalecer os laços com os países vizinhos e da África. 

(Cristovam) Nós temos no Brasil a possibilidade de fazer este gesto apoiando estrangeiros residentes no Brasil que preencham a mesma s condições dos brasileiros, de renda e de nota do Enem, para que recebam apoio em um projeto como o Prouni. É uma manifestação de solidariedade compatível com o mundo globalizado. 

(REPÓRTER) A proposta deve ser analisada pela Comissão de Educação antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
29/05/2014, 02h05 - ATUALIZADO EM 29/05/2014, 02h05
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00