Domenico de Masi debate na CE redução da jornada de trabalho — Rádio Senado

Domenico de Masi debate na CE redução da jornada de trabalho

LOC: A MELHOR MANEIRA DE SE REDUZIR ESTRUTURALMENTE O DESEMPREGO SE DÁ ATRAVÉS DA REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO.  

LOC: ESTA FOI A TESE MAIS DISCUTIDA NA AUDIÊNCIA COM O SOCIÓLOGO ITALIANO DOMENICO DE MASI NO SENADO. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: A Comissão de Educação e a comissão "Senado do Futuro" receberam o sociólogo italiano Domenico de Masi. Autor de diversos best-sellers como "O ócio criativo" e "Desenvolvimento sem trabalho", Domenico acaba de lançar sua nova obra, "O futuro chegou", dedicada ao Brasil. O tema mais debatido foi a redução da jornada de trabalho, abordada por diversos senadores e internautas que interagiram com os trabalhos. O senador Inácio Arruda do PC do B do Ceará é autor de uma Emenda que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas por semana, abrindo mais espaço para a iniciativa individual, e falou sobre a resistência que a proposta tem sofrido. 

(INACIO ARRUDA): O debate que foi oferecido na seqüência pela Federação das Indústrias de São Paulo, pela CNI e por grande parte da mídia é que eu queria colocas as pessoas numa espécie de vadiagem. Eu me apropriei dos textos do Domenico pra mostrar que era o contrário, abrindo outras frentes de negócios. Então longe de criar uma crise na economia, você iria propiciar que muitos e múltiplos negócios pudessem surgir. 

(REPÓRTER): Domenico de Masi fez fortes críticas aos detentores do poder hoje a nível internacional, que no seu entender continuam reféns de uma lógica que prioriza apenas os grandes interesses corporativos. A fala de Domenico de Masi contou com tradução simultânea. 

(DOMENICO DE MASI/TRAD): Se nós adotássemos 15 horas de trabalho nós vamos produzir muito mais, e nós poderíamos aumentar inclusive os salários, em vez de reduzi-los. Mas nenhum economista vai levar isto em consideração porque o poderoso somente ouve os economistas. E esta é uma fase trágica onde os únicos intelectuais que são ouvidos são os economistas. 

(REPÓRTER): A audiência foi uma iniciativa do senador Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal.
27/05/2014, 01h10 - ATUALIZADO EM 27/05/2014, 01h10
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00