CAE aprova empréstimo externo de R$ 50 milhões para Canoas (RS) — Rádio Senado

CAE aprova empréstimo externo de R$ 50 milhões para Canoas (RS)

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA EMPRÉSTIMO EXTERNO NO VALOR DE CINQUENTA MILHÕES DE DÓLARES PARA A PREFEITURA DE CANOAS. 

LOC: O DINHEIRO DEVE SER INVESTIDO NA REVITALIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA URBANA DA CIDADE GAÚCHA. O PEDIDO DE FINANCIAMENTO DEVE SER VOTADO DE TARDE NO PLENÁRIO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O dinheiro será aplicado, inicialmente, na reestruturação do sistema viário de Canoas, no sistema de drenagem e proteção contra as cheias e na implantação de equipamentos públicos como Centros de Referência Cidadã, reunindo vários serviços em um único local. Normalmente os pedidos de empréstimos externos precisam de duas reuniões na Comissão de Assuntos Econômicos para serem aprovados. Mas o senador Paulo Paim, do PT gaúcho, fez um apelo para a análise e votação no mesmo dia por conta do prazo máximo para a obtenção dos recursos. 

(PAIM): O período de 4 meses venceu no dia 27. Então só tínhamos mais 30 dias para votar a matéria senão teríamos que retomar o processo dese o início. Em época de eleições e de copa não conseguiríamos mais viabilizar esse projeto de 50 milhões de dólares que a prefeitura vai dar em contrapartida os mesmos 50 milhões de dólares. 

(REPÓRTER): A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, também pediu que fosse aberta uma exceção para que não houvesse prejuízo para a população de Canoas. 

(ANA AMÉLIA): Podemos criar uma exceção nesse episódio em função do rigor administrativo-financeiro do município de Canoas de que isto, cumprida a determinação, teria que voltar e só depois que passasse o período eleitoral e aí teríamos dificuldades maiores para a administração. 

(REPÓRTER): O financiamento virá da Corporação Andina de Fomento, ou Banco de Desenvolvimento da América Latina. A instituição foi fundada em 1970 e congrega 18 países da América Latina, Caribe e Europa.
27/05/2014, 12h40 - ATUALIZADO EM 27/05/2014, 12h40
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00