Em reunião na CRE, Parlasul debate questão das Ilhas Malvinas — Rádio Senado

Em reunião na CRE, Parlasul debate questão das Ilhas Malvinas

LOC: EM REUNIÃO NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO, PARLAMENTARES DO PARLAMENTO DO MERCOSUL, O PARLASUL, DEBATERAM A QUESTÃO DAS ILHAS MALVINAS. 

LOC: O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL SUGERIU QUE OS PARLAMENTARES SE REÚNAM NA ARGENTINA PARA DISCUTIR O TEMA. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) Em audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado, parlamentares argentinos solicitaram a ajuda do Brasil para resolver a questão das Ilhas Malvinas. A faixa de terra localizada no Atlântico Sul é alvo de disputas entre argentinos e britânicos desde o século 19, quando o Reino Unido ocupou a região que administra até hoje. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal sugeriu que seja feita uma reunião no sul da Argentina para discutir o tema. Cristovam disse ainda que o Brasil apoia a volta do domínio das ilhas para o país sul-americano. 

(Cristovam Buarque) “Eu quero dizer a vocês que a luta, de vocês, pode contar conosco aqui e eu diria, não posso falar em nome dos senadores todos, mas de uma grande parte, especialmente o senador Requião que sempre tem tido uma posição muito clara de defesa do espírito latino-americano”. 

(Repórter) Em 2013 um referendo foi realizado no arquipélago para saber se os dois mil e seiscentos habitantes queriam continuar sob o domínio britânico. O resultado foi uma maioria de 99 vírgula 98 por cento dos 1.672 eleitores, votando sim. O governo argentino não reconheceu a votação. Para o ministro de Relações Exteriores da Argentina, Daniel Filmus, o domínio britânico sobre as Malvinas representa uma ameaça à independência da região. 

(Daniel Filmus) “É difícil pensar que em 2014, em pleno século 21, ainda haja uma parte da América Latina que depende de uma potência colonial. A América do Sul não vai ser totalmente independente até que as Malvinas voltem a ser da Argentina”. 

(Repórter) Para o Governo Argentino o interesse do Reino Unido nas Malvinas não e apenas pelas riquezas naturais, mas pela localização militar estratégica na região.
23/05/2014, 04h52 - ATUALIZADO EM 23/05/2014, 04h52
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00