Guardas penitenciários poderão portar armas de fogo fora do serviço — Rádio Senado

Guardas penitenciários poderão portar armas de fogo fora do serviço

LOC: OS GUARDAS PENITENCIÁRIOS PODERÃO UTILIZAR ARMAS DE FOGO MESMO FORA DO HORÁRIO DE SERVIÇO.  

LOC: É O QUE DETERMINA PROPOSTA APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA PELO SENADO. REPÓRTER RODRIGO RESENDE 

(Repórter) A proposta autoriza os agentes e guardas penitenciários a utilizarem armas de fogo particulares ou do órgão em que trabalham mesmo fora do horário de serviço. O projeto encaminhado pelo governo estabelece que o porte de arma só será permitido aos profissionais submetidos a regime de dedicação exclusiva, que passarem por formação funcional e subordinados a mecanismos de fiscalização e de controle interno. O texto aprovado estende o mesmo benefício aos guardas portuários. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, lembrou que os agentes penitenciários enfrentam um verdadeiro arsenal e precisam estar protegidos: 

(Ana Amélia) Os bandidos hoje estão armados até os dentes, com armas potentes, armas sofisticadas. Já o profissional que tem a responsabilidade de cuidar das penitenciárias ao sair da penitenciária, o risco que ele corre é muito grande. 

(Repórter) O senador Gim, do PTB do Distrito Federal, relator da proposta na CCJ, destacou os diversos casos de ataque aos agentes fora do horário de serviço: 

(Gim) Como todos nós, todo o Brasil está assistindo, todos os dias, todas as noites acontecendo realmente tragédias com estes país de famílias” 

(Repórter) Já o senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, foi contrário ao projeto. Para Requião, a proposta é ineficaz em relação à defesa dos agentes penitenciários 

(Roberto Requião) Não tem sentido o porte de arma para Agente Penitenciário. É absolutamente ineficaz na defesa pessoal contra um provável ataque de um grupo criminoso. Terceiriza a atividade da polícia. 

(Repórter) A matéria vai agora para a sanção da Presidência da República.
21/05/2014, 06h36 - ATUALIZADO EM 21/05/2014, 06h36
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00