Comissões debatem funcionamento da telefonia no Brasil nesta terça — Rádio Senado

Comissões debatem funcionamento da telefonia no Brasil nesta terça

LOC: TRÊS COMISSÕES DO SENADO SE UNEM NESTA TERÇA FEIRA PARA DEBATER O FUNCIONAMENTO DA TELEFONIA NO PAÍS.

LOC: ENTRE OS CONVIDADOS ESTÃO OS PRESIDENTES DAS EMPRESAS OI, VIVO, CLARO E TIM; E TAMBÉM DA ANATEL, A AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. REPÓRTER NARA FERREIRA:

TÉC: A audiência conjunta vai reunir as comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle; de Ciência e Tecnologia e também de Serviços de Infraestrutura. Os senadores das três comissões querem saber por que, apesar do alto preço cobrado pelos serviços, a telefonia no País ainda é tão precária, campeã de reclamações do cidadão. Foi o que afirmou um dos autores do pedido para a audiência, senador Jorge Viana, do PT do Acre:

(JORGE VIANA) É inaceitável a situação da telefonia hoje. O Brasil é um dos maiores e melhores mercados de telefonia móvel. Nós temos mais telefones do que cidadãos e o serviço, sinceramente, piorou muito.Hoje para se completar uma ligação temos que chamar três ou quatro vezes.

(REPÓRTER) Outra preocupação é quanto ao funcionamento da telefonia durante a Copa do Mundo, quando o fluxo de ligações e conexões com a Internet será mais intenso.

(EDUARDO AMORIM) Estamos próximos a um grande evento mundial, precisamos ouvir aqui os presidentes de teles, o que se pretende o que se vai fazer para que se melhore a comunicação no país, porque pagamos caro e não temos nem em Brasília um serviço de telefonia adequado. É um tema extremamente preocupante para todas as regiões.

(REPÓRTER) O debate está marcado para as oito e meia da manhã. Foram convidados o presidente da Oi, Zeinal Bava; da Vivo, Antonio Carlos Valente; da Claro, Carlos Zenteno; e da TIM, Rodrigo Abreu; além dos presidentes da Anatel, João Rezende; e da Associação Brasileira de Telecomunicações, José Formoso Martinez. Participam ainda do debate Euza Missano, promotora de Defesa dos Direitos do Consumidor; Leão Serva, jornalista da Folha de S. Paulo; e o deputado Augusto Bezerra, representante da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.
19/05/2014, 12h44 - ATUALIZADO EM 19/05/2014, 12h44
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00