Comunicação do Senado terá corte de 15% nos gastos com terceirização — Rádio Senado

Comunicação do Senado terá corte de 15% nos gastos com terceirização

LOC: AS CONTRATAÇÕES E TERCEIRIZAÇÕES PARA A SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO SENADO SERÃO REDUZIDAS EM QUINZE POR CENTO E O CONTRATO VIGENTE NÃO SERÁ RENOVADO. 

LOC: NOVA LICITAÇÃO SERÁ FEITA E APROVADOS NO ÚLTIMO CONCURSO SERÃO CHAMADOS. ESSAS MEDIDAS FORAM ANUNCIADAS PELO PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, DO PMDB DE ALAGOAS, PARA REDUZIR GASTOS E INVESTIR EM NOVAS TECNOLOGIAS. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES:  

(Repórter) A decisão foi tomada em reunião da Mesa diretora. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, informou que o contrato de terceirização para a Secretaria de Comunicação do Senado vem sendo prorrogado há 17 anos e consome 29 milhões de reais por ano. 

(Renan Calheiros) “É um contrato eivado de vícios e que precisa ser enquadrado não apenas na racionalização, mas na própria transparência do Senado Federal. A lógica da despesa na Comunicação Social do Senado há de ser radicalmente invertida: precisamos de menos custeio e de mais investimentos em tecnologia”. 

(Repórter) Os recursos economizados com a redução serão investidos em equipamentos mais modernos e na ampliação do sinal da TV Senado, que passará a ser digital. O primeiro secretário, senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, disse que as reduções e investimentos vão dar qualidade à Comunicação. 

(Flexa Ribeiro) “Diminuição de quadro, sem prejudicar as atividades da TV e da Rádio do Senado e do Jornal do Senado, pelo trabalho que é reconhecido por todos como de excelência”. 

(Repórter) O vice-presidente do Senado, senador Jorge Viana, do PT do Acre, ressaltou a importância do sistema de comunicação do Senado para divulgar a atividade legislativa e disse que a economia será feita com criatividade para que os profissionais sejam preservados. 

(Jorge Viana) “É fato concreto que essa é uma atividade que diz respeito diretamente à atividade parlamentar. Nós vamos gastar o tempo necessário para, com criatividade e também com muita determinação, seguir reduzindo os gastos do senado. Alguns ajustes serão feitos também de pessoal, muitos ajustes serão feitos no contrato, mas nós vamos ter, certamente, mais investimentos na TV e na Rádio Senado e melhor qualidade”. 

(Repórter) Além de licitação feita de forma transparente e da nomeação de aprovados no último concurso, o Senado vai trazer de volta servidores da Comunicação cedidos para outros órgãos.
15/05/2014, 08h45 - ATUALIZADO EM 15/05/2014, 08h45
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00