Sem oposição, CPI da Petrobras vota nesta quarta primeiros requerimentos — Rádio Senado

Sem oposição, CPI da Petrobras vota nesta quarta primeiros requerimentos

LOC: A CPI DA PETROBRAS VOTA NESTA TARDE OS PRIMEIROS REQUERIMENTOS. 

LOC: A OPOSIÇÃO MANTÉM A DECISÃO DE NÃO PARTICIPAR DESSAS INVESTIGAÇÕES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Na primeira reunião da CPI da Petrobras exclusiva do Senado, os integrantes elegeram os senadores Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, e Antonio Carlos Rodrigues, do PR de São Paulo, para os cargos de presidente e vice-presidente. O senador José Pimentel, do PT do Ceará, foi indicado relator da CPI. A oposição vai apenas observar os trabalhos, já que das cinco vagas disponíveis para a bancada, apenas o senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, compareceu. Ele reafirmou que o boicote é estratégico para garantir o funcionamento da CPI Mista da Petrobras. 

(Cyro) Apenas tendo um, apenas para que eu possa relatar como estão sendo conduzidas as coisas, a que ponto e onde querem chegar. Porque aqui servirá de subsídio para a CPMI, já que a CPMI será instalada. A condução dada aqui será a mesma que será dada na CPMI. 

REPÓRTER: O presidente da CPI convocou uma reunião para esta tarde destinada à apresentação do plano de trabalho da comissão e à aprovação de alguns requerimentos. Vital do Rêgo disse que a CPI vai funcionar independentemente da ausência dos oposicionistas. 

(Vital) Não temos tempo a perder. São 180 dias de investigação cumprindo com a decisão da Mesa Diretora do Senado em atendimento à manifestação do Supremo Tribunal Federal e em obediência à Constituição Federal. Constituímos a Comissão que terá o prazo de 180 dias para fazer suas diligências e apresentar o relatório. 

REPÓRTER: Terminou nessa quarta-feira o prazo para a indicação dos integrantes da CPI Mista da Petrobras. O PT não apresentou os nomes por entender que a comissão do Senado tem precedência. O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, emitiu parecer favorável à instalação da CPI Mista exclusiva da Petrobras em resposta a uma questão de ordem apresentada pelo PT na Comissão de Constituição e Justiça.
14/05/2014, 01h17 - ATUALIZADO EM 14/05/2014, 01h17
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00